Brasil ganhará nova fábrica de aviões e será no Rio Grande do Sul

O governador Ranolfo Vieira Júnior adiantou em um pronunciamento, feito por áudio, que a empresa austríaca Diamond, fabricantes de aviões, deve se instalar no município de Guaíba, na antiga área que seria destinada a uma fábrica da Ford, projeto que não deu certo no passado e a empresa desistiu do Rio Grande do Sul. A solenidade oficial desta parceria acontece na quinta-feira (22), no Palácio Piratini, onde serão divulgados mais detalhes.

“Em vez de carros, agora teremos uma fábrica de aviões aqui no nosso estado. Isso é a demonstração da evolução que estamos vivendo”, disse o chefe do executivo.

O investimento pode chegar a R$ 300 milhões e oportunizar cerca de 1,3 mil vagas de emprego aos gaúchos. “Além da montagem de aviões e fabricação de peças, a unidade vai ter pesquisa e desenvolvimento junto com a transferência de tecnologia.” 

Diamond Aircraft/Divulgação


Os equipamentos da Diamond ficaram conhecidos como "Glock dos Ares". A fabricante já tinha anunciado há alguns meses que a sua representante oficial no Brasil, a gaúcha Aeromot, irá também fabricar os seus aviões sob licença. Criada em 1981, a Diamond começou a sua história fazendo planadores, mas cresceu e passou para aviões monomotores e depois bimotores, sendo a primeira a adotar, em larga escala, o uso de querosene de aviação (diesel) em seus aviões a pistão.

Os motores são feitos pela Austro, uma subsidiária que usa como base motores a diesel da Mercedes-Benz. Além desta inovação, os aviões da Diamond têm fuselagem de fibra de carbono, reduzindo o peso e permitindo um design único, e suas asas alongadas "de planador" garantem um voo estável e muita sustentação.

Todas essas mudanças renderam à Diamond o apelido de "Glock dos Ares", em referência a fábrica de armas do mesmo país que criou um novo conceito de pistolas. No Brasil, a linha de produção será instalada no Rio Grande do Sul, por coincidência também um polo de fábricas de armas.

Todos os aviões bimotores da empresa usam motor a pistão Austro com turbocompressor, que rodam com querosene de aviação comum (JET A1) e também o JP8, que é o querosene militar com aditivos e preparado para ser usado em motores de caças com pós-combustores.

Assinatura

A fim de permitir a realização de estudos técnicos de viabilidade para a construção de uma pista de aviões e de uma fábrica de aeronaves, o governo do Estado assinará um termo de cessão de uso oneroso de terreno localizado em Guaíba, na Grande Porto Alegre, para a empresa Aeromot. O ato será nesta quinta-feira (22/9), ao meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Participam o governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e o presidente da Aeromot, Guilherme Cunha. Após a apresentação inicial, eles concederão entrevista coletiva à imprensa. Na sequência, haverá almoço para convidados.

Com informações do Grupo Independente, Folha de SP e Governo RS


Comentários