Medicamento para obesidade reduz risco de diabetes

Um novo estudo revela que a semaglutida, um medicamento que se mostrou eficaz contra a obesidade, pode reduzir em mais da metade o risco de diabetes tipo 2.

Na pesquisa, os médicos do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Alabama queriam descobrir se o medicamento poderia reduzir o risco de diabetes em pacientes obesos, já que o excesso de peso aumenta o risco da disfunção metabólica em pelo menos seis vezes.

Pixabay

Para isso, foram analisados dois estudos com quase 3 mil participantes que receberam injeções semanais de semaglutida. Os resultados mostraram que os pacientes tratados com o medicamento apresentaram redução de 61% no risco de desenvolver diabetes na próxima década. Já naqueles que mudaram para placebo, o risco aumentou.

“Dadas as taxas crescentes de obesidade e diabetes, a semaglutida pode ser usada efetivamente para reduzir a carga dessas doenças crônicas”, disse em comunicado o médico W. Timothy Garvey, líder do estudo.

A pesquisa será apresentada no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), realizado em Estocolmo, na Suécia, neste mês. O remédio já está disponível no Brasil, inclusive na versão oral, que chegou ao país em abril.

Leia a notícia original no site da Revista Oeste

Comentários