PAZ: palavra em canteiro de Porto Alegre faz referência a eleição de 2022

A palavra “paz” foi esculpida no canteiro da avenida Getúlio Vargas, em Porto Alegre, pelo comerciante Lori Antonio Beltrame, no ano de 2013. A obra feita nas folhagens fica em frente à farmácia dele, quase na esquina com a Rua Rodolfo Gomes. A motivação foi uma crítica às manifestações que agitaram o país na época.


Arquivo pessoal/Lori Beltrame

Os anos passaram e a ação ganha cada vez mais força. Neste ano de eleições, o clima de tensão e polarização motivaram Lori a destacar ainda mais a palavra. Foi antes da votação do primeiro turno das eleições deste ano que Lori decidiu que era hora de aparar as três letras no canteiro: PAZ, assim mesmo, tudo em maiúscula.

“Está muito complicado, a polarização é muito grande. Então no dia anterior a eleição a gente decidiu podar para destacar a palavra para as pessoas perceberam que o que a gente precisa é de paz”, afirma o comerciante.

A tarefa da "escultura" vegetal coube ao motoboy Giovanni Vieira de Morais, que caprichou no trabalho. Resultado: o jardim ficou tão visível no meio da avenida que praticamente virou “ponto turístico” no bairro Menino Deus. Passou a atrair fotografias e olhares curiosos de quem circula pela região.

Beltrame adotou o espaço público em frente ao seu estabelecimento (uma unidade da Agafarma) e resolveu iniciar o plantio de pingos d’ouro para posteriormente podar e criar a palavra PAZ. 

— As plantas levaram anos até que crescessem e ficassem assim como estão hoje. Na época, achei que seria legal escrever paz ali. Sei lá, foi uma coisa meio natural, uma ideia que me veio na cabeça. Hoje vejo que tomei a decisão certa. As pessoas estão brigando demais — lamenta Beltrame, que se mantém longe dos embates.

Com informações dos sites RDC TV e GZH



Comentários