Porto Alegre sediará congresso sobre cidade educadora

Com a intenção de promover o diálogo e compartilhar experiências educadoras, a capital gaúcha sediará o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora. O evento, que acontecerá em consonância com o Dia Internacional das Cidades Educadoras, está previsto para ocorrer entre os dias 29 e 30 de novembro na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições e o agendamento para a atividade das Experiências Educadoras na Cidade estão previstos para começar em 31 de outubro.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, é importante unir cada vez mais forças e promover ações que possam reforçar a educação. “O governo precisa da ajuda de todos os cidadãos para que Porto Alegre seja referência no contexto das cidades educadoras", destaca.

PMPA/Divulgação

Na programação, além de palestras, compartilhamento de ideias, mostra de trabalhos, apresentação cultural e exposição de ilustração, está prevista a atração Experiências Educadoras na Cidade, onde os participantes vão poder escolher uma das sete rotas - Museus, Inovação, Comunidades, Territórios Negros, Protagonismo Infantil e Mobilidade Urbana - e verificar de perto diferentes ações que tornam uma cidade mais educadora. 

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, ressalta que uma cidade educadora é aquela que prospecta e realiza ações que vão além de um conceito tradicional e unilateral. Supera a ideia de que a escola é o único ator que ensina e educa. "Fazer parte da concepção de cidade educadora é pensar em território: como diferentes lugares se tornam espaços educativos e garantem a perenidade de várias políticas que se completam de forma intersetorial, com o objetivo de atingir cada cidadão. É um efeito de abraçar, de forma coletiva, a cidade. Afinal de contas, a gente vive, a gente cuida", acrescenta.

PMPA/Divulgação


Retorno

No dia 4 de março, Porto Alegre retornou oficialmente à Rede Internacional das Cidades Educadoras. Trata-se de um conjunto de municípios de diversos países que compartilham princípios básicos de educação, partindo da convicção de que o desenvolvimento dos seus habitantes não pode ser deixado ao acaso.

Com informações da Prefeitura de POA



Comentários