20 DE NOVEMBRO: Dia da Consciência Negra

Nos Jogos Olímpicos de 1968, na hora do pódio, dois atletas negros dos EUA fazem o símbolo do movimento Black Power. Tommie Smith ergue o braço direito, o punho cerrado. John Carlos, atrás dele, levanta o esquerdo. Ambos vestem luvas negras e inclinam levemente a cabeça para baixo. Apenas de meias pretas, os dois atletas dos Estados Unidos ouvem em silêncio a execução do hino de seu país.

As imagens desse protesto silencioso durante os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, correram o mundo e viraram um escândalo na terra dos dois atletas. O motivo do protesto continua mais atual do que nunca.


O punho cerrado erguido no ar é um símbolo de enfrentamento e resistência, usado principalmente por movimentos de esquerda. Foi apropriado por causas diversas em diferentes períodos, estampa logos de organizações políticas e está nos gestos de quem protesta nas ruas. O gesto foi eternizado pelos Panteras Negras, grupo de combate ao racismo e que lutou contra a discriminação dos negros, a partir dos anos 60, criticando principalmente a violência policial dos agentes americanos.

Atualmente, continua simbolizando os protestos contra esses crimes de distinção de raça, e mais recentemente, em 2013, voltou à tona nos EUA e depois do mundo todo, com o movimento "Black Lives Matter", após a absolvição de George Zimmerman na morte a tiros do adolescente afro-americano Trayvon Martin.

Não faltam exemplos no mundo todo, e no Brasil também, para lembrar da necessidade de combater a discrminação e o racismo estrutural e permanente.

A Rede #AtitudePositiva apoia a reflexão e a constante luta contra o racismo e contra os racistas.

#diadaconsicêncianegra
#nãoaoracismo
#AtitudePositiva
#20denovembro

Comentários