Mais da metade dos porto-alegrenses pretende comprar na Black Friday

Uma das datas mais festejadas pelo comércio varejista é a Black Friday, comemorada neste ano de 2022 no dia 25 de novembro, sexta-feira. E, sabendo disso, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas POA organizou um levantamento sobre a intenção de compras para a data.

Moradores de Porto Alegre, homens e mulheres a partir de 18 anos foram entrevistados e o primeiro grande dado é de que 76% dos respondentes tem o hábito de fazer compras na Black Friday, mas para este ano, cerca de 55% disseram que vão seguir este plano.

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Dentre as justificativas para fazer compras nesta data, preço menor (50%), possibilidade de negociação de preços e descontos (30,9%) e antecipação das compras de natal (7,4%) foram lembradas. Sobre a pergunta se pesquisas são feitas com antecedência pelos consumidores com o propósito de verificar se os produtos estão mesmo em promoção de Black Friday, 43,4% admitem que fazem isso até um mês antes. Em seguida, o alto índice, de 25,7% responderam que não pesquisam. Entretanto, mais de 12% ficam atentos o ano inteiro.

Por ser uma data relativamente nova ao comércio brasileiro, o consumidor de Porto Alegre não economiza para comprar apenas nesta data. Com opção de respostas múltiplas, 69,8% compram apenas quando precisam, 32,8% gastam se tem dinheiro sobrando, 15,6% acham que os descontos não são reais e 0,4% diz que não sobra dinheiro.

Produtos mais procurados

Segundo a pesquisa, a média de produtos comprados por pessoa chega a 2,3. Os produtos mais citados na preferência dos consumidores foram eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados, móveis e estofados. O gasto médio de compra neste ano deve ser de R$ 1.556,00, 10,6% maior que o ano passado, que ficou em R$1.407.00.

O índice de pessoas que pretendem gastar mais neste ano de 2022 em relação ao ano passado alcançou 51,9%.

Local de compra e parcelamento

O consumidor porto-alegrense pretende parcelar suas compras de Black Friday. A opção de pagar em cinco vezes foi a mais citada, seguida de três e dez parcelas. Compras essas que metade dos respondentes vão fazer em lojas de rua. O e-commerce vem logo em seguida, com 45,4% das citações e, dentre essas pessoas, a maioria diz que o site da loja será o espaço online buscado. São 71,7%, seguido de 43,4 % no App.

Pós-compra

A venda não acaba no pagamento. O consumidor aguarda alguma ação vinda da loja para a fidelização, ou até algum benefício. Cupom de desconto para uma próxima compra (37,1%) e oferta de cashback (34,0%) ficaram no topo da lista. Os que não esperam nenhum contato da loja chega a 26,0% dos entrevistados pelo Sindilojas POA.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, comenta que as datas festivas neste fim de ano vêm muito próximas umas das outras, misturando as intenções de compras entre si. “Com a mudança de data da Copa, e aproximação da Black Friday e Natal, os consumidores tem comprado entre essas datas, tão significativas para o comércio varejista. “O consumidor pesquisa para a compra pensando na Copa e a efetua na Black Friday”, disse. O dado relevante é o aumento nas vendas. “O sinal positivo é que independente da data desejada, o comércio tem vendido mais e vamos ter bons números para o fim do ano”, completou.

Com informações da Fecomércio RS

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