Virada Sustentável promove "Graffiti ao Vivo" com o tema arte e mudanças climáticas

No final de semana de encerramento da Virada Sustentável POA 2022, o EcoPonto do Parque da Redenção recebe uma atividade lúdica e criativa que busca aproximar o público das questões de sustentabilidade e mudanças climáticas através da arte. Ao longo do sábado, 26, e do domingo, 27, entre 10h e 17h, o público poderá acompanhar dez artistas que desenvolverão obras ao vivo a partir de uma leitura livre sobre o tema Mudanças Climáticas. Quem estiver pela Redenção está convidado não só a apreciar o trabalho dos artistas, mas a interagir e dialogar com eles.

Divulgação


A ideia do projeto Graffiti ao vivo vai ao encontro do posicionamento do Festival em acreditar no potencial transformador da arte frente às diferentes questões ambientais e sociais como um caminho que ajuda a aproximar e conscientizar o público.

Kelvin Koubik, artista e curador da atração desse final de semana, aponta que procurou escolher talentos com diferentes percursos. Reuniu assim um time formado por artistas urbanos, de galeria, grafiteiros, ilustradores, designers. “Para mim, é uma só corrente em prol do mesmo objetivo, mas que muitas vezes não conversa – sei disso pela minha experiência pessoal, que transitei tanto pela Academia quanto pela ilustração, pela arte urbana, pelo design. A ideia foi juntar artistas de vários lugares que estão falando de uma mesma coisa”.

Além disso, Koubik buscou o equilíbrio entre convidados homens e convidadas mulheres, e garantiu, ainda, a participação de pessoas pretas. “Procurei trazer pessoas de várias áreas, dentro do campo artístico, que são atuantes e boas no que fazem”, afirma. Participam da atividade, no sábado, Geicieli Rehbein, Leandro Alves, Felipe Reis e Pedro Gutierres; no domingo, Lisi, Pamela Zorn, Fernanda Rieta, Victor Peruk, Ana Scarceli e Richard Koubik.

Diversidade de trajetórias

A escolha de artistas com trajetórias tão diversas também garante que o público poderá encontrar diferentes caminhos e propostas para refletir sobre o tema das mudanças climáticas. “Quando o público circular pelo espaço, acho que vai poder ver vários pontos de vista, várias perspectivas sobre a mesma temática. E isso é importante hoje em dia: entender que há várias interpretações sobre as mesmas coisas, de acordo com o universo de cada um”, completa Koubik.

Para os dois dias do evento, o curador garante que o público pode esperar um ambiente leve e agradável, um lugar com possibilidades de experimentações, onde será possível desfrutar de novas experiências e atividades culturais gratuitas. Para ele, uma das principais coisas que a Virada Sustentável proporciona é a ocupação do espaço público e acessibilidade, a promoção de um evento totalmente gratuito. “A gente está criando oportunidades, valorizando artistas, trazendo eles para a rua, colocando o público frente a frente com atividades que muitas vezes não teria acesso”, finaliza.

Koubik é também o autor da pintura de 50 metros que homenageia o ambientalista José Lutzenberger, na fachada do edifício do IPE PREV – IPE SAÚDE, na Avenida Borges de Medeiros. O Mural Lutz é o grande legado da Virada Sustentável POA 2022 para a cidade de Porto Alegre. Além de uma homenagem, o mural é também um grande lembrete à luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

Leia a notícia original no Matinal Jornalismo




Comentários