Agrônomo argentino usa tecnologia e replica rosto de Messi em lavouras de milho do país

Antes mesmo de Lionel Messi se consagrar como herói da conquista argentina da Copa do Mundo 2022, o engenheiro agrônomo Carlos Faricelli fez uma homenagem para o jogador em um lugar inusitado: as lavouras de milho do país. Utilizando agricultura de precisão, o especialista, que trabalha no setor de inovação da Prodeman, em Córdoba, criou cerca de 18 lavouras com o rosto do jogador.

Reprodução Twitter

Segundo o site Agrofy Argentina, a ideia surgiu como uma "aventura" do engenheiro, que convovou alguns produtores locais para participar da iniciativa. “A ideia surgiu duas semanas antes do início da Copa do Mundo, coloquei uma receita digital com os traços faciais de Messi e subi no Twitter desafiando os agrônomos do país”, escreveu o engenheiro em seu perfil da rede social.

Em geral, a agricultura de precisão realiza uma espécie de melhoramento genético do plantio e também funciona como trading. Para a iniciativa, a ideia de Faricelli foi usar uma taxa variável de plantio, semeando o milho de forma que, à medida que as plantas fossem crescendo, o rosto do jogador ficasse visível.

Para chegar ao resultado, o engenheiro agrônomo usou máquinas que se “autogerenciam” por meio da assistência de satélites. Todo o desenho da lavoura é feito por meio de um software de agricultura digital, que permite a conversão da imagem de um computador para a plantadeira, que, então, replica na lavoura real, administrando as doses corretas de sementes e fertilizantes.

Leia a notícia original na Época Negócios

Comentários