Banco do Brasil terá a primeira mulher como presidente em 214 anos de história da instituição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Tarciana Medeiros para ser a primeira presidente mulher do Banco do Brasil e Rita Serrrano para a Caixa Econômica Federal. Os nomes foram confirmados pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira, 30.

Tarciana é gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil. Será a primeira vez em 214 anos da história do Banco do Brasil que a instituição será presidida por uma mulher. Já Serrano é representante dos funcionários no conselho de administração da Caixa.

Reprodução Instagram Lula - @ricardostuckert

 
Lula se encontrou com Tarciana (entre Lula e Haddad na foto) e Rita (bem à direita) ainda nesta manhã no hotel em que o petista está hospedado em Brasília, acompanhados pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que liderou as tratativas para escolher o comando dos bancos públicos.

Após a indicação, os nomes das novas presidentes do BB e da Caixa terão de passar por instâncias internas de governança, que aferirão se atende à Lei das Estatais e às regras internas.

“Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora e estão bastante animadas”, afirmou Haddad no anúncio.

Segundo ele, o primeiro projeto que ambas vão tocar é o Desenrola, que mira a quitação de dívidas em geral. A proposta prevê, numa primeira etapa, ações voltadas para famílias que ganham até três salários mínimos - renda hoje de até R$ 3.636 -, mas depois ampliar o acesso para famílias com rendas mais elevadas.

“O Banco do Brasil e a Caixa são atores importantes do mercado e da indústria bancária e a Febraban, na condição de maior representante do setor, confia que a experiência e trajetória das novas dirigentes levarão à continuidade do desempenho das duas instituições para o bom e relevante funcionamento do mercado de crédito, que, por sua vez, é um dos pressupostos para uma retomada saudável da economia”, disse o presidente da Febraban, Isaac Sidney, em nota.

Quem é Tarciana Medeiros

Tarciana Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão. Ela tem 44 anos, é paraibana e está há 22 anos no BB. Desde 2021, é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE, na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, onde é responsável pelo B-Commerce do Banco do Brasil.

Tarciana é a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada, em 1808. Em 1988, Tarciana iniciou sua carreira profissional como feirante, 10 anos depois atuou como professora, ingressando depois no Banco do Brasil em 2000. Ela é gerente executiva desde 2019.

Também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal. Ela é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão. Na empresa, ela trabalhou em cargos na rede de varejo, agências e superintendências. 

Em seu perfil no LinkedIn, Tarciana destaca que foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente ao mercado de pessoa física.

Já setor estadual, ressalta projetos que envolveram prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.

Como Superintendente Comercial na BB Seguridade, ela desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou a coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.

Foi também gestora de uma das equipes responsáveis pela orçamentação comercial de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos, que levaram a BB Seguridade a cumprir as projeções e perspectivas para o negócio declarados ao mercado.

De 2018 a 2020, esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos.

Em 2021, foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, ficando responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.

Receptividade na insituição

O nome da nova presidente foi bem aceito nos corredores do banco, diante da expectativa de que ela impulsione a agenda de diversidade na instituição. Ela é a primeira mulher a assumir a presidência do banco em seus 214 anos de história, uma lacuna que a Caixa, “irmã” do BB, já havia preenchido. Além disso, ela também é nordestina e tem ascendência negra, fatores que têm sido destacados internamente, ao comentar a escolha.

Conforme o jornal Estado de São Paulo apurou, Medeiros teve encontros com Carla Nesi, hoje assessora do presidente do banco, Fausto Ribeiro, Paula Sayão, diretora de marketing, e Rodrigo Vasconcelos, gerente geral de Analytics do banco.

Com informações do Estadão e G1



Comentários