Harvard nomeia primeira mulher negra para ocupar a presidência

A Universidade de Harvard, uma das mais importantes do mundo, nomeu nesta última quinta-feira (15), Claudine Gay, 52, reitora da faculdade de Artes e Ciências, como sua 30ª presidente. Ela se torna a primeira pessoa negra a ocupar o prestigiado cargo.

Reprodução Instagram Harvard

A universidade relata que, nos últimos 16 anos, Gay, 52, ensinou sobre temas ligados a governo e estudos afro-americanos, além de atuar como uma importante cientista política. Ela deve assumir a nova função de presidente em 1º de julho de 2023. “Para mim, esse papel é aproveitar o poder das ideias e apoiar as pessoas que as perseguem”, disse Gay em comunicado. “Poucas coisas me dão mais alegria, mais energia, do que conversar com um colega que trabalha em uma área que é nova para mim ou ouvir as perguntas que estão na mente de uma nova geração de alunos. Essas conversas me permitem ver o mundo com novos olhos.”

Filha de imigrantes haitianos, Gay relembrou o caminho que seus pais trilharam e que a levou a seguir a carreira acadêmica. “Eles vieram para os Estados Unidos com muito pouco e se matricularam na faculdade enquanto criavam nossa família. Eles acreditam que a educação torna tudo possível. Ser um acadêmico abriu meu mundo e me ajudou a realizar um sonho que eu nunca poderia imaginar.”

Gay obteve seu bacharelado em Economia pela Universidade de Stanford. “Se minha presença nesta função afirma o sentimento de pertencimento de alguém a Harvard, isso é uma grande honra”, destacou ela sobre a representatividade em ser a primeira pessoa negra no cargo. “E para aqueles que estão além de nossos portões, se isso os levar a olhar novamente para Harvard, a considerar novas possibilidades para si e para o futuro, então minha nomeação terá um significado para mim que vai além das palavras.”

Com informações do Mundo Negro



Comentários