SEU DINHEIRO: Tesouro Direto lança novo título público destinado a poupar para a aposentadoria

Em breve, o investidor do Tesouro Direto terá à disposição um novo tipo de título público voltado especificamente para o investimento para a aposentadoria. Ainda sem "apelido", como os demais títulos negociados na plataforma, a NTN-B1 deu as caras pela primeira vez em decreto publicado pela Presidência da República nesta semana no Diário Oficial da União.

Reprodução

O decreto nº 11.301/2022 altera o rol das características dos títulos públicos federais brasileiros para incluir as Notas do Tesouro Nacional - Série B, Subsérie 1, variações da atual NTN-B, chamadas no Tesouro Direto de Tesouro IPCA+.

As NTN-B1 também terão seu retorno corrigido pela variação da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da mesma forma que os títulos Tesouro IPCA+.

No entanto, o resgate do principal ocorrerá em parcelas mensais e consecutivas, a partir da data do primeiro resgate. Esta, por sua vez, será definida pelo ministério da Economia, quando da emissão de cada título, assim como o prazo total de cada papel.

O lançamento de um título público com finalidades previdenciárias tardou, mas não falhou: embora tenha sido anunciado no fim do ano, a novidade já era aguardada e estava justamente prevista para 2022. Agora, os investidores deverão aguardar sua emissão e o início da negociação pelo Tesouro Direto.

Com informações do site Seu Dinheiro



Comentários