Grupo que representa a diversidade brasileira entrega faixa presidencial para Lula

 A cerimônia da faixa presidencial, que historicamente ocorre envolvendo o ex-presidente e o presidente eleito, desta vez quebrou todos os protocolos e entrará para a história da República. Com  Jair Bolsonaro nos EUA e, ainda que tivesse no País, já tinha demonstrado que não passaria a faixa, o cerimonial da posse, coordenado pela mulher de Lula, Janja, organizou um ato de grande simbolismo.

Tânia Rego/Agência Brasil

Subiu a rampa junto com Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin um grupo de pessoas que representa a diversidade brasileira, em todas as suas nuances. Integrava esse grupo multicultural um cacique indígena, uma mulher negra, uma criança, uma pessoa com deficiência física e um idoso, entre outros.

Eran eles o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó; o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigilante Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora de reciclagens Aline Sousa, que entregou a faixa.

Cadela

A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Emoção

A cerimônia foi marcada por muita emoção. Lula e Janja estavam bastante tocados. O representante dos povos originários era Raoni, um dos mais conhecidos defensores da causa indígena no mundo. A criança era um menino negro, do bairro de Itaquera, em São Paulo, torcedor do Corinthians, time de coração do presidente.

Antes da faixa

Após quase duas horas no Congresso Nacional, o presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente empossado Geraldo Alckmin deixaram o Parlamento às 16h20. Eles seguiram para o Palácio do Planalto, onde subiram a rampa.

A cerimônia de posse no Congresso começou às 14h45 e acabou às 16h04. Logo após o fim da cerimônia, Lula recebeu cumprimentos de parlamentares e de convidados, inclusive um abraço do ex-presidente e ex-senador José Sarney.

Do Plenário da Câmara, Lula e Alckmin foram à sala da Presidência do Senado, onde tiveram uma conversa rápida com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Em seguida, voltaram ao Salão Negro e caminharam em direção à rampa do Congresso.

Após desceram a rampa, o novo presidente escutou o Hino Nacional, acompanhados dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e da primeira-dama Rosângela Lula da Silva (conhecida como Janja) e da vice-primeira dama Lu Alckmin. Em seguida, Lula passou as tropas em revista na porta do Congresso.

Bastante aplaudidos pelo público, Lula, Alckmin e as esposas entraram no carro presidencial às 16h40, de onde partiram para o Palácio do Planalto, onde a posse teve continuidade. Após receber a faixa presidencial, Lula fez o segundo discurso do dia no Parlatório do Planalto, desta vez dirigido ao público.

Com informações do Hora Campinas




Comentários