Vendas no varejo crescem 4,9% em janeiro na comparação anual, mostra índice da Cielo

As vendas no varejo brasileiro avançaram 4,9% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2022, mostrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) nesta terça-feira (14). O dado já leva em conta a inflação registrada no período.

Segundo a Cielo, o primeiro mês do ano foi favorecido pelo calendário, já que o 1.º de janeiro caiu em um domingo e abriu espaço para que mais um dia útil entrasse no radar dos varejistas. Não fosse por isso, o resultado das vendas ficaria em 4,5%.

Pexels

Em termos nominais, que também analisam as receitas de vendas, houve alta de 13,8%. Para efeito de comparação, o número de vendas reais em dezembro de 2022 subiu 1,3%; as nominais, 10,2%.

Na análise do superintendente de dados e inovação da empresa, Vitor Levi, janeiro apresentou bom desempenho, com crescimento nos três macrossetores — serviços, bens duráveis e bens não duráveis.

“Em parte, isso pode ser explicado pela onda da variante Ômicron, que prejudicou os resultados em janeiro do ano passado e beneficiou o mês de janeiro deste ano na comparação. Este efeito fica mais claro quando observamos a queda sofrida pelo Setor de Drogarias e Farmácias”, disse ele em comunicado enviado à imprensa.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado acompanha, mês a mês, números de 1,1 milhão de varejistas credenciados à empresa.

Com informações da CNN Brasil



Comentários