Coldplay adota medidas sustentáveis em turnê pelo Brasil para reduzir impacto ambiental

A turnê do Coldplay chegou com tudo em São Paulo e já está causando um verdadeiro alvoroço. Com um objetivo claro de preservação do meio ambiente, a banda tem se mostrado engajada em uma série de ações que visam diminuir as emissões de CO2 e estimular a reciclagem.

Divulgação

Ao todo, serão onze shows no Brasil, e a turnê foi pensada com três princípios em mente: o primeiro deles é a redução de emissões de CO2 em 50%, o segundo é o apoio a novas tecnologias ecológicas e o terceiro é a compensação dos impactos provocados pelas apresentações.

Para diminuir o impacto da logística dos shows, a banda se uniu à DHL, referência internacional no setor de transportes. A empresa dá preferência a voos abastecidos com biocombustíveis e, nos deslocamentos em terra, prioriza veículos elétricos. Além disso, a Neste, líder na produção de combustível de aviação sustentável, está fornecendo o biocombustível do tipo HVO que garante a ida e vinda dos músicos em diversas ocasiões.

Mas não para por aí! Em parceria com a BMW, a banda inglesa desenvolveu uma bateria móvel e recarregável que garante boa parte da energia necessária para os shows. Além disso, pisos cinéticos instalados em determinadas áreas de cada arena transformam a movimentação dos fãs em energia elétrica consumida durante as apresentações.

Ainda há os painéis solares fotovoltaicos, que são instalados atrás do palco e ao redor dos estádios. A turnê começou na Costa Rica, onde 99% da energia elétrica disponível vêm de fontes renováveis.

E tem mais: a banda conseguiu reduzir em até 80% a emissão de CO2 adotando geradores que utilizam biodiesel produzido pela JBS Biodiesel. E para cada ingresso vendido, a turnê promete o plantio de uma árvore, além da proteção vitalícia de todas as mudas. A compensação das emissões registradas ao longo dos shows por meio de créditos de carbono também está prevista.

O grupo britânico prometeu ainda recorrer a equipamentos, materiais e recursos locais sempre que possível e montar palcos só com materiais leves, de baixo carbono e reutilizáveis. As pulseiras de LED usadas pelo público durante as apresentações são feitas de materiais 100% compostáveis, à base de plantas. E até o confete disparado para o alto foi alterado, agora é 100% biodegradável e o acionamento exige consideravelmente menos gás comprimido.

Essa é uma turnê que promete não só trazer ótimos momentos para os fãs do Coldplay, mas também um grande impacto positivo para o meio ambiente. Com ações inovadoras e sustentáveis, a banda se mostra cada vez mais engajada na preservação do planeta. É um belo exemplo ajudar a construir um futuro mais verde.

Da Redação #AtitudePositiva com informações do site da Exame e escrito com auxílio da tecnologia AI do ChatGPT. Para reportar erros, favor deixar comentário no post ou escreva para colunaatitudepositiva@gmail.com



Comentários