Seis estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, em Porto Alegre, serão os representantes do Brasil em uma competição internacional de robótica nos Estados Unidos. Os alunos, do 4º e 5º anos, se credenciaram a participar do evento após desempenho na etapa nacional, realizada em novembro de 2022, na cidade de Curitiba (PR).
Considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, a competição será realizada entre os dias 19 e 22 de abril, em Houston, no estado do Texas. O tema que será apresentado pelos “Lobóticos”, como a equipe é chamada, é o desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável.
De acordo com a técnica da equipe, a professora Cristiane Pelisolli Cabral, a escola ministra oficinas de robótica há 16 anos. As atividades ocorrem no turno inverso às aulas. Segundo ela, a iniciativa tem contribuição direta para o desenvolvimento intelectual das crianças.
''Desperta o desejo dos alunos de se envolverem no universo da ciência e da tecnologia. Além disso, trabalhamos em aula com a criação de soluções para tornar a nossa cidade mais inteligente e inclusiva, por meio da inovação'', avalia a educadora.
Antes de viajar para o campeonato mundial, os alunos da escola Heitor Villa Lobos terão outro compromisso. Entre 16 e 18 de março, será realizada uma competição nacional em Brasília. Desta vez, 10 estudantes representarão a equipe.
Após tratativas da SMED com o Poder Público, ficou definido que a Prefeitura de Porto Alegre irá providenciar os recursos necessários para viabilizar a viagem, estadia e alimentação dos alunos e professores. Pais e responsáveis pelos competidores chegaram a organizar uma vaquinha on-line para arrecadação de fundos.
Com informações do site G1
Comentários