Um dos maiores eventos de inovação do mundo começa nesta semana em Porto Alegre (RS)

A capital gaúcha será sede, pelo segundo ano consecutivo, do South Summit Brazil, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, que ocorre de 29 a 31 de março no Cais Mauá. Com mais de 900 nomes confirmados para os seus painéis de conteúdo espalhados por nove palcos, o evento também tem como atração reunir mais de 2.200 start-ups numa competição por apresentação de projetos e viabilização de investimentos. Ou seja, é gente criativa vendendo seu peixe e tentando conseguir quem aposte em seus negócios. E esses encontros dão muito certo!


SSB/Divulgação

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa surgiu na Espanha em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores. Em 2021, uma comitiva gaúcha foi até lá e ofereceu as potencialidades do Rio Grande do Sul para trazer para cá a primeira edição brasileira do encontro. E deu tudo certo: Porto Alegre foi escolhida para o primeiro South Summit Brazil, que aconteceu na retomada pós-pandemia em maio de 2022.

Desta vez, o evento que acontece no Cais do Porto ocorre dentro do mês de aniversário de 251 anos da cidade, e todos os recordes em número estão sendo batidos: participantes, start-ups, expositores, patrocinadores. Menos a expectativa de público, que a organização faz questão de manter nos mesmos 20 mil do ano passado. Pois a ideia é crescer dentro do South Summit, mas não necessariamente de público.     

O planeta em Porto Alegre


Para se ter uma ideia da representatividade mundial que vai se encontrar no sul do Brasil, pode-se citar que as startups, por exemplo, representam 86 países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Camarões, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong, Indonésia, Israel, Nepal, Paquistão, Ucrânia e Zimbabwe. A adesão corresponde a 44% dos países do planeta e reforça o caráter global do evento.   

Entre as empresas nacionais, estão confirmadas representantes de 92% dos estados brasileiros, com destaque para Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. 

Avanços em sustentabilidade e acessibilidade

Se há coisas que foram identificadas a serem melhoradas, a partir da primeira edição do South Summit Brazil, uma delas foi a questão da acessibilidade. O Cais do Porto da capital gaúcha é tombado e por isso não permite muitas intervenções. Mas novas soluções foram pensadas para que as atividades se tornassem totalmente acessíveis a todos, sem obstáculos. Entre as novidades, está o aproveitamento dos dois lados do armazém, e não só o lado do Rio Guaíba. Por isso, a área entre o famoso muro da Avenida Mauá e os armazéns se tornou a "Innovation Street", que vai trazer muitas atrações.   

Outro ponto é o aumento de foco na pauta ESG: o planejamento e a operação do evento são guiados pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro. Carlo Pereira, diretor executivo do Pacto Global da ONU no Brasil, debaterá como os times de Inovação podem atuar na criação de soluções ESG e como o país pode ter um papel de liderança nesse processo de transformação. Ao seu lado, estarão Rodrigo Figueiredo, diretor de sustentabilidade da Ambev para a América do Sul, e Eduardo Lorea, CEO da Numerik, companhia especializada em Open Innovating e consultoria ESG.

O South Summit Brazil fez uma parceria com a especialista ESG Now, startup que oferece uma plataforma digital com soluções de gestão ESG para empresas. Ela cuidará da gestão do carbono gerado em função do evento nas edições de 2023 e 2024. O primeiro passo será inventariar as emissões de gases de efeito estufa produzidas na edição de 2023. Em seguida, será elaborado um plano de ação para reduzir a pegada de carbono do evento no ano seguinte e para neutralizar as emissões que não puderam ser reduzidas. O objetivo é que ambas as edições possam ser classificadas como carbono neutro. Tais ações estão alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima. "Mais do que compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas em função do evento, vamos trabalhar juntos para identificar e realizar todas as oportunidades possíveis de redução da pegada de carbono nas futuras edições", antecipa Elias Neto, CEO da ESG Now.

O evento se orgulha de ser sustentável e consciente dessa responsabilidade. Desde a escolha do local até a disposição dos resíduos, tudo foi pensado para minimizar o impacto no meio ambiente. Além disso, o evento tem como objetivo incentivar a inovação sustentável e discutir maneiras de tornar o mundo um lugar melhor para as gerações futuras.


Estruturas para o evento deste ano - Alex Rocha/PMPA


Importância do evento

O South Summit Brazil trará palestras, painéis de discussão e workshops, com a presença de palestrantes renomados e empreendedores de sucesso, abordando temas como tecnologia, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. A programação do South Summit Brazil é uma oportunidade única para os participantes aprenderem com especialistas do setor, se inspirarem com histórias de sucesso e conectarem-se com pessoas de todo o mundo que compartilham o mesmo interesse pela inovação. O evento é uma excelente oportunidade para startups, investidores e empresários que buscam expandir seus negócios e se atualizar sobre as últimas tendências do mercado.

Com tantas atrações interessantes, não há dúvida de que o South Summit Brazil é um evento imperdível para aqueles que estão interessados em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Portanto, se você está em busca de inspiração, aprendizado e networking, não deixe de participar do South Summit Brazil em Porto Alegre na semana que vem. Este é um evento que certamente deixará uma marca positiva em sua vida e carreira, além de contribuir para um mundo mais sustentável e inovador. Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser adquiridos no site oficial do evento.

A primeira edição foi em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões, com cerca de 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups e 450 investidores.

No Brasil, o SSB 2023 é uma correalização do governo estadual, com previsão de ocorrer na capital gaúcha até 2027.   

Da Redação #AtitudePositiva



Comentários