Pesquisadores de universidades do Brasil e exterior estão trabalhando em um aplicativo de celular para auxiliar as famílias de bebês com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Essa condição é identificada quando o bebê não começa a sentar, engatinhar, caminhar ou falar na idade esperada.
Para saber detalhes desta pesquisa, o Ciência 1080 entrevistou a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento da UFRGS Nadia Cristina Valentini, coordenadora do projeto. A pesquisadora dá detalhes do aplicativo, que explica de maneira acessível os exercícios que os familiares podem realizar para auxiliar no desenvolvimento dos bebês. O estudo é realizado pela UFRGS em parceria entre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Unisinos, Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Strathclyde, da Escócia, e Universidade do Tennessee, dos Estados Unidos.
Ouça no Ciência 1080, espaço do podcast Jornal da UFRGS que aborda as pesquisas realizadas na Universidade e suas contribuições para a sociedade. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros.
Comentários