O Ministério da Saúde ampliou o uso da vacina bivalente contra a covid-19 para todos os grupos prioritários. Em comunicado enviado à Secretaria da Saúde (SES) nesta segunda-feira (20/3), o órgão federal informou que o imunizante deve ficar disponível para reforço. No Estado, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões pessoas.
Cristine Rochol/PMPA |
“É importante que a população acredite na vacina, pois é uma medida segura e eficaz que previne o indivíduo contra complicações quando infectado pelo coronavírus, evitando hospitalizações e óbitos”, afirma a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.
Podem se vacinar com a bivalente:
- idosos de 60 anos ou mais de idade;
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos, abrigos e residenciais inclusivos (a partir de 12 anos de idade), assim como os trabalhadores desses locais;
- pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade);
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
- População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
- funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Sobre a vacina bivalente
A bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.
Doses monovalentes
Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, as autoridades seguem orientando que pessoas abaixo dos 60 anos tomem a dose monovalente.
Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o público-alvo para receber a vacina bivalente contra Covid-19 a partir desta terça-feira, 21, incluindo profissionais de saúde. A população deve ficar atenta para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação. Enquanto estiver inoperante, o atendimento será feito na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h.
A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação.
Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal para este grupo é em três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda.
Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. A primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será aplicada na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Nos mesmos locais, também será aplicada a segunda dose. Crianças entre 3 e 4 anos vacinadas com a Coronavac - que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses - podem ter acesso à terceira dose nos mesmos locais.
No caso de crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em seis unidades de saúde, com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, IAPI, Primeiro de Maio, Santa Marta, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.
Mais informações aqui
Fonte: Secretaria da Saúde RS e Prefeitura POA
Comentários