Festival Cabobu, em Pelotas (RS), acontece no feriadão celebrando os negros na arte gaúcha

Entre os dias 21 e 23 de abril, os tambores vão marcar o ritmo da celebração em Pelotas, durante o Festival Cabobu. Propondo um vasto painel contemporâneo da presença negra sul-rio-grandense nas artes e na cultura, o evento é composto por apresentações musicais, dança, debates, ações educativas, exposições e feira de economia criativa, em atividades gratuitas que contam com o patrocínio do edital Natura Musical.

Reprodução Instagram

A concentração musical começa na quinta-feira (20), com um aquecimento às 20h, no bar Copa Rio, onde fica o espaço Mestre Caloca contando com apresentações de Sopaparia, de Porto Alegre e grupo Tambores de Candombe, do Uruguai. E na sexta-feira (21), às 15h, acontece o Cortejo musical, com concentração no ponto de encontro Mestre Caloca, na Praça Cel. Pedro Osório indo até o palco Giba Giba no Largo do Mercado.

A terceira edição da Festa dos Tambores trará nomes de destaque da cena gaúcha, como Marietti Fialho, Paulo Dionísio e Rafa Rafuagi. Abrindo espaço aos variados ritmos produzidos no sul do Brasil, o festival irá do rap de Laddy Dee e Mano Rick ao reggae do grupo Quintal de Sinhá, da MPB de 50 Tons de Pretas e do funk/soul de Vagnotreta à música regional e africana de Kako Xavier, da discotecagem pop às bandas que destacam a percussão rítmica em suas apresentações, como a Xava Banda.

Os três dias de música têm a presença de DJs residentes em Pelotas, como a DJ Helô, o duo de DJs Vânia e Vanessa e Tom Nudes. A programação enaltece o tambor Sopapo, com grupos como Afroentes e Lugarejo e mostra a produção de dança negra da região, com as companhias Clara Nunes, de Caçapava do Sul e os grupos pelotenses Odara e Daniel Amaro. O palco Giba Giba fica no Largo Edmar Fetter do Mercado Central de Pelotas, e os shows iniciam a partir das 17h30min, com os DJs.

A terceira edição do Festival Cabobu apresenta também um ciclo de conversas sobre temas de relevância contemporânea, em questões afrocentradas na sociedade enfatizando a cultura preta por meio de debates e resoluções entre convidados e população presente. A Bibliotheca Pública de Pelotas receberá pesquisadores e mestres de diversas áreas, em encontros que acontecem todas as manhãs, a partir das 8h30min.

Já no turno da tarde, estão previstas cinco oficinas focadas nos tambores, em especial o sopapo. O enfoque está nos ritmos percussivos, na história e na fabricação de instrumentos. Acontece de sexta a domingo, no pátio interno da Secult.

No mesmo local, estão programadas exposições artísticas, uma Exposição Coletiva de Artistas Pretos, com obras de Zé Darci e fotografias de Luis Ferreirah e a exposição Giba Giba - O Guardião do Sopapo, contando com o acervo de músicas, instrumentos, figurinos, imagens e objetos do músico pelotense criador do Festival e do Projeto Cabobu, em 1999. A exposição teve curadoria da produtora Sandra Narcizo e da museóloga Dóris Couto e está sendo apresentada no evento pelo Museu Julio de Castilhos, instituição estadual que desde 1903 dedica-se à guarda e conservação do acervo histórico de caráter regional. A apresentação integra o programa Mais Cultura do Estado do RS.

Marcada para acontecer nos três dias do evento, a Feira Negra Helena do Sul homenageia a escritora e pedagoga Maria Helena Vargas da Silveira, defensora dos direitos à educação antirracista no país. Ao lado da praça Cel. Pedro Osório, onde se situa a feira, estará ainda o Palco da Diversidade, com mostra de números artísticos produzidos por entidades assistenciais e periféricas da região. O Palco tem apoio da Secretaria de Assistência Social do município.

Giba Giba, homenageado no evento - Reprodução Instagram

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FESTIVAL CABOBU - A FESTA DOS TAMBORES 3ª edição

ATRAÇÕES MUSICAIS

· DIA 20/04 - Quinta-feira

20h - AQUECIMENTO DOS TAMBORES com grupo Sopaparia de Porto Alegre e os uruguaios do grupo Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos. Local: Ponto de Encontro Mestre Caloca, no bar Copa Rio, na praça Cel. Pedro Osório, 201.

· DIA 21/04 - Sexta-feira

15h - CORTEJO DE ABERTURA - Concentração na Esquina da SECULT, contornando a praça Cel. Pedro Osório e indo até o palco Giba Giba no Largo Edmar Fetter (Largo do Mercado).

Local de encontro: Esquina da Secretaria de Cultura de Pelotas.

Concentração: 15h | Largada: 16h

A organização do Festival Cabobu convida toda a população pelotense para essa abertura espiritual, festiva e simbólica! Com abre alas do Grupo AFROPEL REUNA (Babalorixá Baiano de Oxalá), embalado pelo grupo de Alagbês Pelotas Cânticos Aos Orixás e com liderança do Babalorixá Juliano de Oxum (Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei), e também participação dos Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos, grupo Tambor Tambora e convidados.


PALCO GIBA GIBA

LOCAL: Palco GIBA GIBA - Largo Edmar Fetter (Largo do Mercado Central de Pelotas) Entrada gratuita

· DIA 21/04 - Sexta-feira

Discotecagem e apresentação por DJ Helô nos intervalos dos shows.

17h - SOLENIDADE DE ABERTURA

17h50 - GRUPO DE DANÇA ODARA

18h30 - LUGAREJO

19h30 - QUINTAL DE SINHÁ

20h30 - MARIETTI FIALHO

21h30 - KAKO XAVIER

22h30 - IALODÊ


· DIA 22/04 - Sábado

Discotecagem e apresentação por DJs Vânia & Vanessa nos intervalos dos shows.

17h15 - SOLENIDADE DE HOMENAGEM A CIDADE DE CAÇAPAVA DO SUL

18h - CIA CLARA NUNES

18h45 - VAGNOTRETA

19h45 - RAFUAGI

20h45 - LADDY DEE

21h45 - PAULO DIONÍSIO


· DIA 23/04 - Domingo

Discotecagem e apresentação por DJ Tom Nudes nos intervalos dos shows.

17h - CIA DE DANÇA AFRO DANIEL AMARO

17h45 - MANO RICK

18h45 - AFROENTES

19h45 - 50 TONS DE PRETAS

20h45 - XAVA BANDA


*Horários sujeitos a alteração


MESAS REDONDAS

LOCAL: Espaço MESTRA GRIÔ SIRLEY AMARO na Bibliotheca Pública Pelotense - Praça Cel. Pedro Osório, 103. Pelotas/RS

· DIA 21/04 - Sexta-feira

8h30 - As Relações Raciais e de Gênero no Brasil - A Violência e o Feminicídio à Mulheres Negras Cis, Trans e Indígenas Debatedoras: Cátia Cilene; Catarina Mota; Daiana Santos; Márcia Monks; Nina Fola; Pietra Dolamita.

10h30 - Racismo Estrutural - Um Fenômeno a Ser Debatido Debatedores: Antônio Carlos Côrtes; Ledecí Coutinho; Márcio Chagas; Marielda Barcellos.

· DIA 22/04 - Sábado

8h30 - Charqueadas Pelotenses: A Omissão da Realidade, Impacto Social e Político nos Dias Atuais Debatedores: Andréa Mazza; Ledecí Coutinho; Marielda Barcellos; Mário Maia

10h30 - Políticas de Ações Afirmativas - Combate à Discriminações Étnicas, Raciais e de Gênero Debatedores: André de Jesus; Carla Ávilla; Francisca de Jesus; Luciana Custódio; Rafuagi.

· DIA 23/04 - Domingo

8h30 - A Participação das Culturas e Saberes Afrodescendentes na Sociedade Debatedores: Babalorixá Juliano de Oxum; Ìya Sandrali de Oxum; Ìyá Carmen de Oxalá; Daniel Amaro.

10h30 - CABOBU e o SOPAPO - Passado, Presente e Futuro Debatedores: Claudinho Pereira; Edu do Nascimento; Kako Xavier; Raquel Moreira; Richard Serraria.


OFICINAS

Local: Espaço Oficina MESTRE BAPTISTA no Pátio da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, 2 - Pelotas/RS

· DIA 21/04 - Sexta-feira

14h - Oficina “Clínica de Introdução Geral de Percussão Afro Gaúcha e Afro Brasileira”, com o Mestre Griô Paulo Romeu Deodoro, diretor musical do Grupo de Música e Dança Afro-Sul e coordenador do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode.

· DIA 22/04 - Sábado

13h30 - Oficina “Ecos de um Tambor - Fabricando Tambor de Sopapo”, com os professores Maurício Polidori e Rogério Gutierrez.

15h30 - Oficina “A Percussão Aplicada na Harmonia Musical - Se Me Bater, Eu Grito, Se Me Tocar, Eu Canto!”, homenageando o padrinho do evento, Djalma Corrêa, conduzida por José Batista, luthier, projetista do Sopapo e coordenador pedagógico do CABOBU.

· DIA 23/04 - Domingo

13h30 - Oficina “Percussão Para Crianças, Adolescentes e Adultos - Coordenação Motora, Funcionamento dos Instrumentos e Aprendendo a Tocar”, com o Mestre Paulinho do Areal.

15h30 - Oficina “Os Processos da Construção do Tambor Sopapo, História e Ancestralidade”, com Dilermando Freitas, Mestre Griô, Sopapeiro, Luthier e Contador de histórias.


FEIRA PRETA HELENA DO SUL DE 21 A 23 DE ABRIL - 10h às 18h

Local: Praça Cel. Pedro Osório - Centro de Pelotas/RS

Feira de produtos feitos por mulheres negras e indígenas. Coordenado pela FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS NEGRAS E INDÍGENAS (FEMENI) com 32 expositoras de vestuário, gastronomia e artes.


PALCO DIVERSIDADE DE 21 A 23 DE ABRIL

Local: Feira Preta Helena do Sul na Praça Cel. Pedro Osório

· DIA 21/04 - Sexta-feira

14h - Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos, grupo Tambor Tambora e convidados.

· DIA 22/04 - Sábado

11h - AfroCorpo

14h - Piá

16h - Bateria Xica da Silva - Dmix Charme

· DIA 23/04 - Domingo

11h - Tropa de Dança

14h - Ojuobá

15h30 - Grupo Renascença


Exposição "Giba Giba - Guardião do Sopapo" Curadoria de Sandra Narcizo (MS2 Produtora) e Doris Couto (Museu Julio de Castilhos) Local: Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, 2.

Exposição Coletiva de Artistas Pretos “Afropresentismo” de Luis Ferreirah, pinturas de Zé Darci e artistas a confirmar. Local: Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, 2.

Informações adicionais e a programação completa, com detalhamento de todas as atividades, estão no site www.cabobu.com

MAIS SOBRE FESTIVAL CABOBU

O CABOBU é um festival musical público, gratuito, étnico racial, inclusivo. O Festival aconteceu em 1999 e 2000, em Pelotas. Seu nome é homenagem aos mestres da música, composto pelos nomes de Cacaio, Boto e Bucha - CABOBU - homenageados pelo músico e percussionista Giba Giba, falecido em 2013. A retomada do Festival tem realização de MS2 Produtora, com coordenação de Sandra Narcizo e proporciona a manutenção histórica da cultura preta do Rio Grande do Sul, apontando direções para a música, conhecimento, expressões e valores da cultura negra gaúcha. Sempre enaltecendo em essência o SOPAPO – elo da ancestralidade do povo negro no Rio Grande do Sul - onde se compartilha e registra a memória através das suas manifestações e encantamento marcantes.

SOBRE NATURA MUSICAL

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical

SERVIÇO:

CABOBU - A FESTA DOS TAMBORES 3ª Edição

21 a 23/04 – sexta a domingo - diversos horários

Palco GIBA GIBA – Apresentações Musicais - Largo Edmar Fetter - ao lado do Mercado Central de Pelotas/RS

Oficinas MESTRE BAPTISTA - oficinas de ritmos percussivos e de conservação de tambores - Secretaria de Cultura de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, 2. Pelotas/RS

Espaço SIRLEY AMARO - Mesas redondas e debates - Bibliotheca Pública Pelotense - Praça Cel. Pedro Osório, 103.Pelotas/RS

Com informações do Festival Cabobu

Comentários