Expectativas otimistas impulsionam a indústria da construção, diz CNI

A atividade na indústria da construção registrou uma queda moderada em abril, com o emprego e a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) se mantendo estáveis no último mês. No entanto, todos os índices de expectativas dos empresários do setor apresentaram alta. Os dados da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelam um distanciamento perceptível entre a construção civil e a indústria da transformação, com a construção demonstrando um otimismo maior em relação aos próximos seis meses.


Freepik

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade aumentou 2,3 pontos, atingindo 54,8 pontos em maio. Já o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços teve um aumento de 0,6 ponto, alcançando 53,5 pontos na transição de abril para maio. Os índices de expectativa de compra de insumos e matérias-primas e de expectativa do número de empregados foram de 55,0 e 54,7 pontos em maio, respectivamente, registrando altas de 2,9 e 2,3 pontos.

Além disso, o índice de intenção de investimento na indústria da construção subiu 5,6 pontos entre abril e maio de 2023, passando de 39,8 para 45,4 pontos. Esse resultado reverte completamente a forte queda do mês anterior, que foi de 5,5 pontos.

O índice de evolução do nível de atividade na indústria da construção apresentou um leve aumento de 0,2 ponto na transição de março para abril de 2023, atingindo 49,7 pontos. Esse índice ainda permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando uma queda moderada e pouco disseminada no nível de atividade. O índice de evolução do número de empregados na indústria da construção ficou em 50 pontos em abril de 2023, indicando estabilidade no emprego durante o período.

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) na indústria da construção atingiu 51,9 pontos em maio, após um aumento de 1,9 ponto. Ao se afastar da linha divisória de 50 pontos, o ICEI mostra novamente a confiança dos empresários. Todos os componentes do ICEI na construção registraram aumento na transição de abril para maio. No entanto, apesar do aumento observado, apenas o Índice de Expectativas ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, alcançando 54,6 pontos. O Índice de Condições Atuais, apesar de registrar um aumento de 2,8 pontos, manteve-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, marcando 46,5 pontos. Isso indica que os empresários avaliam uma piora nas condições atuais das empresas e da economia.

Fonte: Agência Brasil


Comentários