Feiras Expoleite e Fenasul começam nesta quarta (17) no Parque Assis Brasil em Esteio (RS)

O Parque Assis Brasil, em Esteio, abre os portões nesta quarta (17) para as edições anuais da 44ª Expoleite e da 17ª Fenasul. Importantes momentos do setor leiteiro gaúcho, as feiras simultâneas reúnem excelência de raça e negócios no segundo maior evento a ocupar os pavilhões do parque depois da Expointer. Este ano, além da atividade agropecuária, as atrações culturais ganham mais peso na programação para atrair o público da cidade. A expectativa dos organizadores é de que 40 mil pessoas prestigiem as atrações até domingo (21).

Mais de 1,2 mil animais foram inscritos para os dois eventos, entre eles 500 exemplares das raças holandesa, jersey, gir leiteiro, girolando e búfalas leiteiras. Os animais começaram a chegar ao parque na segunda (15). Participam também coelhos, cavalos e os gados de corte que irão a negócio em remate.

Veja mais informações depois da imagem

Fernando Dias/Seapi/Divulgação

O primeiro animal a chegar

Veterana em campeonatos de produção leiteira, a Granja Ferraboli, de Anta Gorda, foi a primeira a chegar no Parque em Esteio. Com 16 animais aptos a competir, o produtor e sócio da granja, Diogo Ferraboli, garante que os participantes da feira vêm com o sonho de saírem premiados, mas mais preocupados em "mostrar o que estão fazendo corretamente na propriedade”.

Ferraboli reconhece que os últimos anos têm sido desafiadores para o segmento leiteiro, especialmente em razão das estiagens sucessivas e a consequente alta nos custos. Ele diz que a exposição é uma excelente oportunidade para discutir os assuntos com produtores de várias regiões do Rio Grande do Sul e compartilhar aquilo que deu certo para cada um. “É uma das piores épocas para ser produtor de leite”, afirma o produtor, para quem o ano de 2023 chegue cheio de incertezas, inclusive em relação ao valor pago pela indústria pelo do leite, menor que no ano passado.

Nesta quarta-feira, uma das principais atrações no parque de Esteio é o retorno da 17ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e 8ª Feira de Ventres Selecionados, que ocorre a partir das 18h, na Pista J. O remate é promovido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapi) e a leiloeira Ferreira & Pedrotti. A expectativa é de que sejam ofertados 500 animais de diversas raças.

O diretor administrativo da Farsul e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da entidade, Francisco Schardong, lembra que o leilão não ocorria há três anos na Fenasul/Expoleite, em razão da pandemia, e que se trata de um momento de vendas muito importante para os pecuaristas que precisam renovar seus plantéis para engorda e reprodução nos municípios da Região Metropolitana. De acordo com Schardong, o mais importante neste leilão é a alta qualidade genética dos exemplares oferecidos, garantindo rentabilidade para quem vende e quem compra. "Se repetirmos eventos anteriores, teremos pista limpa", diz, otimista.

Até o final da manhã desta terça-feira, 145 bovinos leiteiros e três equinos já haviam chegado ao parque, conforme o fiscal agropecuário estadual Jonas Coruja Cardoso, que coordena a admissão de animais. No total, 1.237 animais foram inscritos para a 17ª Fenasul e 44ª Expoleite, cuja abertura oficial acontecerá na tarde de quinta-feira, 18, antes da cerimônia do Banho de Leite, que premia as granjas com animais de maior produtividade.

Fonte: Correio do Povo e GZH

Comentários