Geoparques Caçapava e Quarta Colônia, no RS, são oficialmente reconhecidos pela Unesco

Nesta semana o Geoparque Caçapava do Sul e Quarta Colônia, no Rio Grande do sul, foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (Unesco) e passam a integrar a Rede Mundial de Geoparques (GGN). Além destes, outros 16 geoparques também foram aprovados na solenidade. Agora, eles se somam aos outros três geoparques brasileiros: o Araripe (CE), Seridó Geoparque (RN), e Caminhos dos Cânions do Sul (localizado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina). 

A cerimônia aconteceu na madrugada do dia 24.


Reprodução

O processo

Para um território se tornar de fato um geoparque, alguns requisitos precisam ser seguidos. Ele representa uma área grande e com limites bem definidos para servir ao desenvolvimento econômico local. Deve também gerar atividade econômica, através do turismo levando em conta a importância científica da área e sítios geológicos. Antes do envio do relatório à Unesco para receber o selo de Aspirante e depois o selo positivo de geoparque, o projeto já precisa estar em prática no território. 

Em reunião da Unesco, ainda em dezembro de 2022, os geoparques Quarta Colônia e Caçapava receberam sinal verde. A apreciação dos relatórios realizados pelos avaliadores Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai), que participaram da missão na Quarta Colônia, e de Antonino Matencio (Espanha) e Mahito Watabane (Japão), avaliadores do geoparque Caçapava, foi feita durante encontro do Conselho Mundial de Geoparques e resultou na indicação positiva e recomendação de aprovação de ambos territórios como geoparques mundiais.

Próximos passos

A doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também uma das responsáveis pelos projetos de geoparques da região, Jaciele Sell, explica que após a cerimônia o selo já passa a valer: 

– O que esperamos agora apenas é a certificação por carta. E depois a cerimônia em Marrocos. Estamos muito contentes com a aprovação.

A certificação, que será entregue em cerimônia em Marrakech, no Marrocos, no dia 10 de setembro, tem validade de quatro anos. Ao encerrar o período, uma nova avaliação será feita para conferir se os projetos foram executados e quais avanços obtiveram.

Municípios que integram os Geoparques

  • Agudo
  • Dona Francisca
  • Faxinal do Soturno
  • Nova Palma
  • Ivorá
  • São João do Polêsine
  • Pinhal Grande
  • Restinga Sêca
  • Silveira Martins
  • Caçapava do Sul

Fonte: Diário de Santa Maria 


Comentários