NOTÍCIA #TRILEGAL: Santa Casa de Porto Alegre faz 13 transplantes em 72 horas

As equipes de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre comemoram um feito. Em 72 horas, nesta semana, os profissionais da instituição realizaram 13 procedimentos do tipo - uma média de um a cada 5,5 horas.

Foram sete transplantes de rins, quatro de fígado, um de pulmão e um de coração. Destes, quatro envolveram crianças. 

Divulgação

— O mês de maio tem sido um alento em um ano que está fraco em relação às doações de órgãos — diz o diretor médico do complexo hospitalar, o cirurgião Antonio Nocchi Kalil.

Em 2022, a Santa Casa celebrou os 45 anos de seu primeiro transplante. O procedimento inaugural envolveu uma paciente de 16 anos, que, em 1977, recebeu um rim da mãe. Desde então, a instituição soma mais de 5,6 mil operações do tipo.

Evolução

O segundo órgão sólido a ser transplantado na Santa Casa, após o rim, foi o pâncreas, em 1987, seguido do pulmão em 1989 e do fígado em 1991. O primeiro transplante de coração ocorreu em 1995.

Campanha

A Santa Casa lançou, em 2022, a campanha “Palavras salvam vidas. Diga SIM à doação de órgãos” para reforçar a conscientização. A ideia segue valendo. Você já conversou sobre esse assunto com a sua família? Não deixe para amanhã.

Fonte: GZH



Comentários