SAIBA MAIS: Como se organizar para doar agasalhos nas campanhas de inverno

Esta é uma época em que governos estaduais, prefeituras de várias cidades do Brasil e a defesa civil costumam lançar suas campanhas de inverno. A maioria delas foca no agasalho, pedindo que as pessoas doem roupas para as populações de rua e mais vulneráveis possam se proteger do frio que vem aí. Mas em muitas regiões a doação de alimentos também é necessária, bem como produtos de higiene para desabrigados, medicamentos e até mesmo água mineral - para quem não tem acesso a esse item básico de saúde. Em outros lugares atingidos por enchentes e deslizamentos, também é comum pedir a solidariedade de quem possa doar lonas, cobertores e até materiais de construção.

São tantas campanhas que às vezes o pedido se torna vulgarizado. Mas por que essas iniciativas são tão importantes e precisam muito da nossa participação?

Veja algumas razões depois da imagem.     


Reprodução


Já se sabe que o inverno é a estação com o maior número de dias com temperaturas muito baixas, principalmente na região sul do país. Não é raro, às vezes, os termômetros atingirem números negativos, como já ocorreu em Urubici, Santa Catarina, que em 1996 registrou -17,8°C .

Por que doar agasalhos?

Assim, a necessidade de usar cobertores e agasalhos é ainda maior, para que as pessoas possam se manter aquecidas e até mesmo evitar problemas decorrentes do frio intenso, como a hipotermia que, infelizmente, por vezes, acaba por levar à óbito moradores de rua e pessoas que vivem em comunidades carentes. Com esse gesto, mais pessoas podem aquecer nos dias mais frios do ano e se sentirem acolhidos pelo gesto de seu próximo.

O que doar na campanha do agasalho?

Como estas campanhas são voltadas para o inverno, é comum que as doações sejam de peças de roupas limpas como blusas, calças, meias, tênis e cobertores em bom estado. E, dependendo da ONG escolhida para ajudar, certas peças de roupa específicas são aceitos.

Época de separar agasalhos

Um dos primeiros passos para separar roupas para doação é organizar o seu armário. Com isso, você consegue visualizar o que ainda usa e o que pode passar para outra pessoa. Além disso, no final, você ainda deixa tudo arrumadinho.

Para separar roupas para doar, é preciso levar em consideração algumas coisas: primeiramente, não se deve doar roupas inutilizáveis, ou seja, com rasgos, manchas e até mesmo roupas sujas.

Se desapegar das coisas pode ser um processo difícil, mas é necessário. Muitas pessoas têm mania de guardar mais objetos, roupas e acessórios do que realmente conseguem usar no dia a dia. Portanto, pense bem nesta hora: se você tem no armário peças boas e que já não te servem mais, por que guardá-las enquanto outra pessoa poderia estar usando? 

O acúmulo não é saudável. Tente evitar o consumo desnecessário e, antes de sair comprando várias coisas coloque na balança se não vale mais a pena consertar algo que você já tem, seja um eletrodoméstico, móvel ou até mesmo as roupas. Sair comprando algo compulsivamente não faz bem e pode atrapalhar suas finanças no final do mês. 

Como preparar a roupa para doar

Logo depois de separar tudo o que você irá doar, é hora de higienizar as peças. É muito importante que você lave as roupas para a doação, assim como dar prioridade apenas àquelas em bom estado. Em alguns casos, não é necessário passá-las. 

Em seguida, guarde-as em sacos de plástico ou tecido, limpos, ou até mesmo caixas de papelão ou plástico, para que possam ser transportadas com mais facilidade. 

Uma dica legal é colocar, no meio das peças, os famosos “cheirinhos” de guarda-roupa. Até mesmo as embalagens de sabonete, abertas, servem para exalar um perfume. A pessoa que ficará com as peças de roupa se sentirá muito mais acolhida e feliz em receber uma peça cheirosa.  Afinal, quem é que não gosta de uma demonstração de cuidado?

Onde eu posso doar as roupas?

Agora que você já sabe como separar roupas para doar é hora de entregá-las. Dependendo do lugar onde você mora, os locais podem variar. Busque informações sobre campanhas de arrecadação em sua região, busque por algum bazar online ou até mesmo sobre brechós beneficentes. Geralmente as prefeituras, câmaras municipais, sede do governo estadual e da Defesa Civil são postos fixos de recolhimento.  

Leia aqui sobre a campanha do agasalho do Governo Gaúcho deste ano

Uma outra dica é levar as roupas até o Exército da Salvação ou solicitar que eles façam a retirada. O Exército da Salvação é uma organização religiosa que ajuda milhares de pessoas em todo o mundo. Além das roupas, eles aceitam móveis, eletrodomésticos, livros e brinquedos, todos em bom estado.

Hoje, nas redes sociais, também é possível encontrar grupos de doação de igrejas e instituições de caridade. Pergunte também aos seus amigos mais próximos se eles conhecem alguém ou algum lugar que possa receber as suas roupas. Certamente, eles farão boas indicações.

O que fazer com as roupas que não podem ser doadas?

Nem todas as peças podem ir para doação. Roupas em condições ruins, como as rasgadas, furadas ou muito gastas, podem ser usadas para outros fins. Uma camiseta antiga pode virar um ótimo pano para limpar a casa. Já retalhos podem ser usados como enchimento de capas de almofadas.

Nestes casos, há algumas opções:

  • doe para abrigos de animais;
  • deixe em pontos de reciclagem de tecidos;
  • entregue para ONGs de reciclagem de roupas

Da Redação #AtitudePositiva



Comentários