CNI e BusinessEurope anunciam apoio ao acordo Mercosul-UE

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a BusinessEurope (Confederação das Empresas Europeias) manifestaram nesta segunda (12) o apoio ao acordo entre a UE (União Europeia) e o Mercosul. Em declaração conjunta, as confederações dizem estar preocupadas com o relacionamento atual entre o Brasil e o bloco europeu por causa dos grandes desafios globais, que incluem aumentos significativos nos preços da energia, gargalos nas cadeias de suprimentos e atritos geopolíticos. A manifestação foi feita quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (foto), se reuniu com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Reprodução

"O acordo de associação Mercosul-UE torna-se mais importante do que nunca como uma resposta estratégica, abrangente e sustentável", diz uma nota conjunta das duas entidades.

O comunicado menciona um cenário internacional marcado por tensões geopolíticas, encarecimento da energia e um declínio relativo do peso do Brasil no comércio exterior da UE.

"Estamos preocupados que essas circunstâncias tenham exacerbado o lamentável declínio da relevância da relação comercial UE-Brasil em favor de outros grandes concorrentes", afirmam as entidades empresariais.

Está previsto que Von der Leyen participe, após o encontro com Lula no Planalto, de um evento organizado pela CNI em Brasília. Após sua visita ao Brasil, a chefe do Executivo da UE viajará para Argentina, Chile e México.

Fonte: Poder 360 e Terra



Comentários