JUNHO LARANJA: Saiba mais sobre a campanha de prevenção contra queimaduras

O mês de junho também é  Laranja: o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras foi instituído por meio da Lei federal nº 12.026/2009 e aconteceu no último dia 6 de junho. Por causa da data, o Junho Laranja representa a temporada de campanhas de âmbito nacional voltadas para a conscientização sobre prevenção de queimadura e conduzida por diversas instituições da sociedade.

A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) coloca como objetivo “sensibilizar a população sobre a importância de se prevenir contra as queimaduras e suas consequências”. Segundo a associação, há cerca de 150 mil internações anuais causadas por acidentes desse tipo no Brasil, sendo que 30% dos casos são de crianças, mais vulneráveis a acidentes domésticos.

De acordo com os especialistas, neste mês também há um aumento de ocorrências devido às comemorações de festas juninas, pela utilização de fogos de artifício e maior um risco de acidentes, razão que torna a conscientização ainda mais importante.

A SPSP define queimadura como “toda lesão causada pelo contato com agentes externos, que podem ser térmicos (ex: fogo, líquidos quentes, vapores ou radiação), químicos (substâncias ácidas e alcalinas), elétricos ou biológicas (por exemplo: taturanas)”.

Em jovens, o tipo de caso mais frequente é queimadura por escaldamento, ou seja, com a presença de líquidos quentes em contato com o corpo da criança e que geralmente ocorre em ambiente doméstico.

Em Porto Alegre, já aconteceu uma ação de conscientização alusiva ao Junho Laranja, no dia 6, mas há uma série de atividades previstas. No evento, foi distribuído material com dicas de prevenção e também um gesto simbólico, soltando balões laranja com gás hélio (foto).  A ação foi realizada em frente ao Hospital Pronto Socorro que é referência em atendimento de queimados.

Caroline Strussmann/Divulgação


Cronograma de atividades referente ao Junho Laranja – Mês de Luta contra as queimaduras


17/06/23 – Divulgação de ações de prevenção as queimaduras 

Local: Parque da Redenção

Horário: 14 às 17h


27/06/23 -  Reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) para sensibilização das autoridades acerca da temática das queimaduras

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre - Sala de comissões - 3º andar 

Horário: das 10h as 12h


29/06/23 - Palestra de Prevenção as queimaduras para o público infanto-juvenil

Local: Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Horário: 13h

Além disso serão produzidos vídeos educativos para divulgação de ações de prevenção às queimaduras.


O que fazer em caso de queimadura

Primeiramente, deve-se lavar o local com água corrente por até 15 minutos. Em caso de acidente com produtos químicos, é indicado limpar a área e retirar todo o produto antes de lavar. Não é recomendado estourar bolhas, ou usar pomadas, creme dental, clara de ovo, café e outras receitas caseiras.

Caso necessite de socorro, o paciente deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou serviço de urgência. A rede municipal conta com um importante centro de referência que atende todo Estado, o Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, no Tatuapé, localizado na zona leste. Em situações mais graves, deve-se acionar o Samu pelo telefone 192 e seguir as instruções até a chegada da ambulância.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Assembleia Legislativa SP

Comentários