Aí que entra um projeto criativo e tecnológico ao mesmo tempo: a empresa de publicidade externa Eletromídia, junto com sua agência de publicidade AlmapBBDO criou o ‘Guarded Bus Stop’, no qual as duas empresas analisaram os pontos de ônibus de uma das cidades mais populosas do país, com o objetivo de mapear os locais onde as mulheres se sentem mais vulneráveis por estarem desacompanhadas.
Assista o vídeo que mostra como funciona o sistema:
O vídeo acima ganhou o Leão de Ouro no festival de Publicidade de Cannes, na França, neste mês de julho, trazendo a honraria para o Brasil. O sistema recebe cerca de 150 chamadas por noite, segunda a Eletromídia.
Porto Alegre
Na capital gaúcha, um coletivo feminino Turba já desenvolveu há dois anos um projeto de intervenção urbana feito por mulheres e para mulheres. Chamado de Parada Segura, a ideia relaciona urbanismo tático com mobilidade de gênero, para poder proteger as paradas de ônibus da cidade.
Produzido para um concurso de ideias do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a inicitiva também analisou as áreas mais vulneráveis de Porto Alegre e identificaram situações precárias. Segundo as idealizadoras, colocar uma brincadeira para as crianças, livros, uma horta com plantas e flores ou bancos, já atrai mais movimento, e as pessoas podem usar aquilo de outra forma, deixando as mulheres mais seguras.
A Parada Segura ganhou menção honrosa no concurso Voltar para a Rua do BID, mas ainda não saiu do papel. Para que isso aconteça, é necessário investimento e vontade política,
Da Redação #AtitudePositiva
Comentários