Escola desenvolve projeto para alfabetizar alunos estrangeiros em Porto Alegre

“Multilinguismo na Escola” é o nome do projeto que está trazendo alfabetização e inclusão a alunos haitianos e venezuelanos na instituição de ensino municipal Ildo Meneghetti, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre.

Divulgação


A iniciativa surgiu depois que a professora de espanhol Alessandra da Silva Fraga, que está na rede municipal há 23 anos, detectou a dificuldade de alfabetizar esses alunos dentro da sala de aula convencional e propôs um caminho diferenciado.


“Com a ajuda de monitoras, que são alunas da escola e vão no contraturno, também oriundas da Venezuela e do Haiti, estamos buscando a adaptação dos alunos migrantes”, explicou a docente.


O objetivo do projeto é garantir, por meio de alunos monitores, a igualdade de condições de bem-estar, permanência e adaptação à língua portuguesa dos estudantes recém-chegados na comunidade ou com dificuldade de aprendizagem, respeitando o bilinguismo ou multilinguismo dos venezuelanos e haitianos da escola. Além de alfabetização para os venezuelanos, são oferecidas oficinas de português aos haitianos dos anos finais do ensino fundamental.


“Esse projeto de monitoria e alfabetização é a prova concreta de que a escola pode fazer a diferença com respeito à bagagem cultural e linguística dos estudantes”, destacou a professora.


Ela ressaltou que a iniciativa pode capacitar os alunos a levar o português também para dentro de casa, para suas famílias. “Também poderíamos fazer esse trabalho na EJA [Educação de Jovens e Adultos]”, afirmou.

Fonte: site O SUL



Comentários