Liquidações ajudam a aquecer vendas de artigos de inverno no RS

O clima ameno do inverno neste ano e a proximidade com o Dia dos Pais estão favorecendo ao comércio gaúcho realizar as liquidações que já se constituem em uma característica da estação no final de julho e início de agosto há alguns anos.

A FCDL-RS observa o movimento de muitos lojistas que aproveitam a época para reduzir o estoque dos produtos de inverno, ofertando preços mais atrativos aos consumidores. Além disso, essa estratégia favorece a substituição dos artigos destinados à estação mais fria do ano pelos destinados à primavera.

 

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-A chegada das promoções de inverno é uma boa oportunidade para os lojistas impulsionarem vendas e fidelizar cliente. Com as temperaturas mais frias tendo pouca freqüência neste ano, somada a concorrência acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, é fundamental que as lojas adotem estratégias atrativas para se destacarem nesse período – explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O final de julho e o início de agosto é um período em que se intensifica a venda de roupas, calçados, perfumes e bebidas, itens que são buscados pelos consumidores já pensando no presidente do dia dos pais.

-Vemos que os lojistas estão procurando reagir ao inverno atípico deste ano, promovendo ofertas aos clientes, aliando preços acessíveis com condições de pagamento facilitadas e variedade de produtos. Além disso, muitos estão investindo em marketing digital, com ações estratégicas aplicadas nas redes sociais, ferramentas que se mostram muito úteis para alcançar os clientes, que as usam para pesquisar promoções e ofertas – avalia Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra que mesclar uma estrutura atraente na loja física com o alcance das redes sociais é uma ação que pode impulsionar as vendas durante a liquidação de inverno.

Vale recordar que em 2022 o volume de vendas dos artigos de inverno teve uma boa resposta, atingindo a casa do R$ 1 bilhão e a expectativa para este ano é de que esse montante seja superado.

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre também é otimista

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Poa realizou uma consulta a lojistas da capital sobre a expectativa de negócios até o final do inverno. O resultado demonstrou que parcela dos empresários está otimista e espera aumentar as vendas em 2023. Foram consultados comerciantes de lojas em shopping (60%), na rua (39%) e em galeria/centro comercial (1%). Quanto aos itens vendidos, entre os respondentes, havia 70% de lojas de vestuário, 20% de calçados e 10% da área de cama, mesa e banho.

Confira alguns resultados:

  • 45% considera o movimento médio no comércio;
  • 16% considera alto o movimento nas compras;
  • 11% afirmam que em 2023, nesta mesma época, o movimento está superior ao último ano;
  • 32%, diz que vê espaço para vendas superiores ao ano de 2022;
  • 47%, entende que deva manter as vendas do último ano.

O ticket médio gasto até aqui no ano, em roupas e artigos de inverno, está em R$ 380 - pouco acima do valor dos R$ 376, registrado em 2022.

“Essa pesquisa realizada por nós, comprova o que a gente tem falado, o varejo vem mudando a forma de vender e o cliente tem mudado a forma como compra. Isso vem impactando nas vendas. Porém, vemos com bons olhos esse 2º semestre do ano, onde teremos mais datas festivas, gerando mais momentos de compras. A economia por si só tem dado demonstração de sinais de recuperação, inclusive com os índices da inflação devendo cair, pelo menos essa é a expectativa”, resume o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.


Fonte: FCDL RS e Sindilojas

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