TCE-RS lança programa para auxiliar alunos com déficit de aprendizagem no interior gaúcho

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul lançou hoje (11) o projeto Educa Mais RS. O evento é promovido pelo TCE-RS e continua até amanhã (12), através de um programa de mentoria na área da educação. A programação foi aberta pelo presidente da entidade, Alexandre Postal. Pare ele "a iniciativa é um importante passo para a instituição colaborar na melhor execução das políticas públicas no setor, através de especialistas no tema, além de técnicos do próprio tribunal, num processo de acompanhamento dos municípios". 

Vinicius Reis/TCERS 

Alexandre Postal lembrou que recentes indicadores educacionais demonstram que a rede pública de educação brasileira passou por um retrocesso no nível de aprendizado dos alunos no período pós pandemia.  “Este cenário impõe um esforço conjunto das esferas governamentais para promover a recuperação do aprendizado dos estudantes”, acrescentou.

O presidente do TCE-RS disse ainda que o zelo na execução das políticas públicas produz melhorias de aprendizado para 670 mil alunos gaúchos da rede municipal do Ensino Fundamental. “Espera-se que todos eles saiam da escola entendendo um texto ou saibam usar os números e os conhecimentos básicos para o futuro de nossas crianças”, disse.

No evento foi assinado protocolo de intenções entre o TCE-RS e a Universidade de São Paulo (USP). Postal ressaltou que o tribunal reforça a preocupação com a efetividade das políticas públicas de forma especializada. “Trata-se de uma contribuição que o TCE oferece para a melhoria da qualidade do ensino, além de somar esforços com os excelentes projetos já desenvolvidos pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa com o mesmo objetivo”, apontou. 

Através desta parceria, cada município participante terá a oportunidade de elaborar um plano completo de aprendizagem dos alunos e receber certificação de Cidade Educadora. Além disso, a USP vai oferecer um curso de formação para diretores de escolas. 

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, manifestou satisfação em ver o plenário do Ministério Público lotado porque indica a relevância da política pública. “Precisamos de muitas coisas nas escolas. Às vezes, dinheiro, noutras, apenas aprimoramento da gestão e de governança˜, destacou. Miola parabenizou, ainda, os municípios que estão engajados na ação. 

Sobre o programa 

O programa Educa Mais do TCE-RS contribui para o desenvolvimento da educação no Estado. Com base em análises, o tribunal convidou municípios gaúchos com maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos. 

Por meio do programa, receberão mentoria de gestão educacional durante seis meses com a participação de renomados especialistas e de técnicos do TCE-RS para discutir práticas e alternativas de soluções baseadas em evidências, além de se constituir numa oportunidade para compartilhar boas experiências com os demais participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE




Comentários