#CENADECINEMA: Kikitos do Festival de Gramado começam a ser entregues na noite desta sexta (18)

Uma grande novidade da 51ª edição é quanto a cerimônia de premiação, que passa a ser dividida em duas noites. A partir de 2023, as produções concorrentes na categoria de Curta-Metragem Brasileiro tem uma noite exclusiva para entrega dos Kikitos, que acontece nesta sexta (18). No sábado (19), serão conhecidas as melhores produções das mostras de longas Brasileiros, Documentais e Gaúchos. 

Agência PressPhoto

A mudança dá maior visibilidade aos vencedores da mostra de curtas-metragens brasileiros. Serão entregues 13 prêmios nesta sexta-feira: melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem, melhor trilha musical, melhor direção de arte, melhor desenho de som, além de melhor filme pelo Júri da Crítica e Júri Popular. 

A cerimônia será transmitida no Instagram do Festival de Cinema (@festivaldecinemadegramado). 

Sobre as exibições

As mostras de curtas-metragens e longas-metragens tiveream suas últimas exibições nesta quinta. O curta “Mári Hi - A Árvore do Sonho”, de Morzaniel Ramari, antecedeu a exibição do longa “Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane. O último curta brasileiro exibido no 51º Festival de Gramado será “Cama Vazia”, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet.

Nesta sexta (18), na sessão da tarde, será exibido o longa gaúcho “Hamlet”, de Zeca Brito, como último filme exibido em competição, e o documentário “Luis Fernando Veríssimo”, de Luzimar Stricher, finaliza a exibição da mostra competitiva. 


Grazi e Gianecchini agitaram o Tapete Vermelho 

O público de Gramado prestigiou a passagem de Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini no Tapete Vermelho na noite de quarta-feira. Os atores integram o elenco de “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte. Antes mesmo da chegada da equipe ao Tapete Vermelho as grades de isolamento já estavam lotadas com gramadenses e visitantes que aguardavam a passagem da dupla para tentar fazer alguma foto ou selfie, e alguns sortudos conseguiram suas lembranças. 

Durante a passagem da equipe pelo Tapete, Grazi e Gianecchini deixaram suas mãos marcadas na Calçada da Fama. Ao entrarem no Palácio dos Festivais eles se encontraram com Laura Cardoso e Ingrid Guimarães, homenageadas com o Troféu Oscarito e Cidade de Gramado nesta edição. 

Chegadas dos últimos dias

Os últimos dias prometem muitas presenças ilustres passando pelo Tapete Vermelho do Festival de Gramado. O público que acompanhar a programação poderá ver Ingrid Guimarães, Ailton Graça, Alice Braga, Mussunzinho, Cacau Protásio, Yuri Marçal, Vitória Strada e Guito.

A importância do visual para os debates

As manhãs de debates seguem rendendo boas conversas entre a equipe das produções e os jornalistas.

George Pedrosa, roteirista do curta-metragem brasileiro “Casa de Bonecas”, explicou que existe um contraste pouco usual, mas potente na obra: uma mistura de referências do terror com o Bonde das Maravilhas. Produzido no Maranhão, a produtora Sâmia Oliveira apontou que o estado precisa crescer no investimento para produções.

O diretor Leonardo Martinelli, de “Pássaro Memória”, outro curta presente nos debates, falou sobre como buscou acrescentar musicalidade, ao utilizar de memórias simbólicas e de espaços públicos para construir uma experiência especial. Tratando mais sobre a temática da produção, a atriz Ayla Gabriela reforçou sobre os corpos travesti que “estão aqui e presentes, na telona do Palácio dos Festivais”.

A manhã também contou com a presença do longa-metragem “Uma Família Feliz”, um filme que foi sendo montado na cabeça do diretor José Eduardo Belmonte. Interpretando a protagonista, Grazi Massafera falou sobre a diferença entre atuar na televisão e no cinema. “Eu gosto de conquistar a empatia do público e para a televisão isso ajuda bastante. O Zé (Belmonte) me deixava louca na forma mais delirante e criativa possível, dizia que eu devia sentir, mas esconder”. Questionado sobre a autoria desta obra, que foi apontada como mais comercial, o diretor afirmou: “Não deixo de ser autor com este filme. Gosta de experimentar, diversificar e seguirei nessa trilha”.

Raphael Montes, roteirista e diretor assistente, contou que para criar essa família “perfeita aos olhos alheios”, era importante selecionar um elenco que passasse uma imagem do que é considerado tradicionalmente belo: “aparências enganam, e usamos isso”.

Homenagens

As entrevistas coletivas de homenageadas e de balanço final da edição movimentam a programação nos últimos dias do Festival de Gramado. 

Alice Braga, que recebe o Kikito de Cristal, participa da coletiva na Cristais de Gramado nesta sexta (18), às 14h. Além de conversar com a imprensa, a atriz inicia o processo de confecção do próximo Kikito de Cristal (o de Alice foi iniciado pela atriz chilena Paulina Garcia, durante a 50ª edição do Festival). 

No sábado (19), às 11h30, o Museu do Festival de Cinema é o ponto de encontro da imprensa com a produtora Lucy Barreto, que já terá recebido o Troféu Eduardo Abelin na noite anterior.

A tradicional coletiva de encerramento do 51º Festival de Cinema de Gramado, com participação da Gramadotur e curadoria, acontece também no sábado, na sala de debates, na Sociedade Recreio Gramadense, às 10h30.

Mais informações em www.festivaldegramado.net


Fonte: Assessoria de Imprensa do evento

Comentários