DATAS: Hoje (29) é o DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO, veja dicas para cuidar melhor dele!

O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente em 29 de setembro. Esse dia foi proposto por Antoni Bayés de Luna, um antigo presidente da Federação Mundial do Coração. Trata-se de uma data especialmente dedicada para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las.

Veja dicas para cuidar do coração neste post.

Freepik

Confira também guia rápido com 10 passos para a saúde do coração, no final deste texto.

Não há nada melhor do que aproveitar a vida com muita energia e vitalidade, seja para acompanhar os netos durante as apresentações escolares, para brincar de futebol com os pequenos ou ainda para fazer parte dos momentos mais significativos com a família e amigos. Mas, para celebrar, é preciso manter a saúde do coração em dia. Para isso, seguem aqui dicas valiosas. Confira.

“Muitas doenças são recorrentes dos maus cuidados com o coração, especialmente hipertensão, dislipidemias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (hemorrágico e isquêmico) e trombose. Os principais fatores de risco são afetados pelo estilo de vida relacionado à alimentação e prática de atividade física, o que vale tanto para crianças quanto para adultos”, explica a consultora nutricional da Jasmine, Adriana Zanardo.

A boa notícia é que com pequenas modificações, como a prática regular de atividade física e bons hábitos alimentares, é possível prevenir tais comorbidades.

Ingredientes aliados do coração

“Podemos considerar o ômega 3 (presente em azeite de oliva, chia, linhaça e abacate) como um dos principais aliados do coração, já as fibras merecem destaque (principalmente a betaglucana, presente na aveia), por auxiliarem a sensação de saciedade e retardarem o esvaziamento gástrico.  Além desses itens, a vitamina E (presente em oleaginosas) e o magnésio (presente no gergelim, quinoa e aveia) também são benéficos, especialmente quando combinados”, pontua Adriana.

Já deu para perceber que quando se trata da saúde do coração, os grãos ganham evidência. Com grande capacidade nutricional, quinoa, aveia, feijão, lentilha, ervilha, linhaça e chia são excelentes opções para incluir no dia a dia, além de vegetais de folhas verdes (todos os folhosos), frutas, legumes e as oleaginosas sem sal como castanhas, amêndoa, avelã e nozes. Por fim, ervas e especiarias (in natura ou desidratadas) e o popular azeite de oliva extravirgem também agregam qualidade e benefícios à rotina alimentar.

“Esses alimentos fornecem substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória (como vitaminas, gorduras insaturadas e fibras), que atuam na redução da inflamação da parede dos vasos sanguíneos, ’silenciam’ genes que estimulam o entupimento das artérias (chamados de pró-aterogênicos), melhoram a microbiota intestinal (em relação aos tipos e quantidades de bactérias intestinais benéficas) e controlam os níveis de gorduras no sangue, aumentando o colesterol bom (HDL) e reduzindo o ruim (LDL). Por isso, podem ser considerados os melhores amigos do coração”, complementa.

Os grandes vilões do coração

Por outro lado, alimentos e preparações que possuem grandes quantidades de gorduras saturadas, como carne vermelha, carboidratos simples (como farinha de trigo branca) e açúcares refinados altamente processados, além do excesso de sal são os grandes vilões do coração. “Os conservantes presentes em carnes processadas, como nitratos e sódio, ajudam a aumentar a pressão arterial, diminuem a resposta à insulina e alteram o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos, sendo importante evitar o consumo”, alerta a nutricionista.

Saúde por completo

Para manter um estilo de vida realmente saudável, não basta cuidar apenas da alimentação. Segundo a nutricionista, hábitos saudáveis também incluem atividade física e bons hábitos de vida, considerando sono, controle do estresse, níveis adequados de nutrientes e baixa exposição à nicotina e álcool.

Vale lembrar que os dados da ciência apontam que o consumo diário de frutas e vegetais em boas quantidades, associado à prática de exercício físico, pode auxiliar na redução de até 40% do risco de infarto agudo do miocárdio. Isso porque, segundo as informações do estudo científico, 90% dos casos de infarto estudados eram devido a fatores evitáveis, como má alimentação e sedentarismo.

Os 10 mandamentos do coração saudável:

• Evite fumar;

• Diga não à obesidade;

• Faça exercícios regularmente;

• Controle a pressão arterial;

• Escolha bem os alimentos;

• Controle o colesterol;

• Reduza o stress do dia a dia;

• Saiba se é diabético;

• Não descuide do lazer;

• Consulte seu médico periodicamente!


Fonte: Assessoria de Imprensa e Ministério da Saúde 

Comentários