NOTÍCIA #TRILEGAL: Desemprego a longo prazo no RS é o menor em 10 anos para um segundo trimestre no RS

A desocupação de longo prazo, quando a pessoa busca trabalho por um ano ou mais, está no menor patamar para um segundo trimestre no Rio Grande do Sul desde 2012, quando a série foi iniciada. Dos 330 mil desempregados no estado entre abril e junho, 22,6% estavam na situação. Em 2022, o percentual era de 35,9% no mesmo período.

Agência Brasil

Outros estados também registraram a queda na desocupação de longo prazo em relação ao mesmo período de 2022, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O Brasil também teve queda na média entre 2022 e 2023, de 41,8% para 34,6%.

Os dados estão no Boletim de Trabalho divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE).

Em relação a taxa geral de desocupação, o Rio Grande do Sul registrou 5,3% no segundo trimestre deste ano, estável em relação ao primeiro trimestre do ano (5,4%) e inferior ao mesmo período do ano passado (6,3%).

Aspectos básicos do mercado de trabalho  

O nível de ocupação, que considera as pessoas ocupadas em idade de trabalho, alcançou 62,6%, maior percentual entre os segundos trimestres de toda a série da PNAD Contínua.

A taxa de informalidade no Rio Grande do Sul foi de 32,4% do segundo trimestre. O rendimento médio real dos ocupados no Estado foi de R$ 3.194, acima da média brasileira (R$ 2.921).

O Boletim de Trabalho aponta, ainda, para o crescimento de 2,5% no número de vínculos formais no Rio Grande do Sul, o que representa 67,2 mil novos postos. No país, a alta foi de 3,7% no mesmo período.

Os empregos criados no Estado indicam que os jovens com até 24 ocupam a maioria das novas vagas. Do saldo de 67,2 mil vínculos, a faixa etária entre 18 e 24 anos foi a responsável por preencher 51.966 postos.

Entre as regiões, o Extremo Sul do Estado, como Pelotas e Rio Grande, apresentou a maior expansão percentual (4,7%). A Serra Gaúcha, apresentou a menor variação (1,6%).


Acesse aqui o boletim completo sobre o assunto.

Fonte: RDCTV




Comentários