ARTIGO: "Letramento para a diversidade na educação como prevenção de crises", por LAURA GLÜER

Continuamos com as publicações semanais dos artigos publicados aqui na Rede #AtitudePositiva dentro do CONEXÃO EDUCAÇÃO, nosso maior projeto de conteúdo realizado em nossa plataforma de boas notícias em nossos mais de cinco anos de existência. A jornalista, professora universitária e doutora de comunicação Laura Glüer é a nossa convidada para a quinta coluna da série, que escreve sobre a diversidade como forma de prevenção à violência - na semana em que tivemos mais um atentado a tiros em uma escola no Brasil. Somente neste ano de 2023 foram nove ataques. Vamos refletir com o texto da Laura? 

Junte-se a nós nesta emocionante iniciativa para moldar um futuro brilhante para a educação. Boa leitura!

Laura Glüer - Divulgação


Letramento para a diversidade na educação como prevenção de crises

Aprender a viver em sociedade é um dos grandes desafios da educação nos dias atuais. Conhecer os seres humanos em suas diferenças, valorizando cada um como sujeito ativo, é fundamental para construirmos uma sociedade inclusiva e sustentável. 

Muito mais do que um conceito teórico, a diversidade é um fenômeno social, caracterizado pelas distinções entre as pessoas, a partir de suas diferentes pertenças grupais. Trabalhar a diversidade, em suas diferentes frentes, tornou-se um pilar fundamental da sociedade em todos os seus segmentos – nas organizações, nas famílias e no ambiente educacional. 

Em muitos casos, porém, a formação e a prática docente vão na contramão da ideia da diversidade, reproduzindo a perspectiva ideológica da homogeneização e padronização dos indivíduos. Os estudantes, por sua vez, também carregam valores por vezes herméticos à ideia da diversidade, oriundos de outros ambientes que frequentam, como a família e a igreja. 

Dessa forma, algumas instituições de ensino tendem a ser ambientes onde proliferam preconceitos – por gênero, raça, orientação sexual, religião, condição socioeconômica ou física, faixa etária, entre outros. Também ali desigualdades são reforçadas. 

Além do impacto no processo educacional, o cenário de intolerância à diversidade torna a educação um setor particularmente vulnerável a situações de crises. E crises são eventos negativos, previstos ou não, que abalam o equilíbrio organizacional, e forçam mudanças internas e externas. Dependendo da situação, costumam ter ampla repercussão na imprensa e nas mídias sociais. Atingem a opinião pública, afetando a imagem e a reputação das organizações envolvidas. 

Todas as semanas, lemos pelo menos uma notícia envolvendo crise em uma instituição de ensino por conta de preconceito ou desrespeito à diversidade. Comentários e atitudes sexistas ou homofóbicos, piadas discriminatórias e situações de assédio, importunação e violência são algumas situações que povoam o noticiário da educação atual.  


O contexto atual aponta para a necessidade de ações urgentes no campo da diversidade no ambiente educacional a fim de que relações mais saudáveis, respeitosas e solidárias se estabeleçam. Nossa proposta é que um letramento para a diversidade poderia funcionar como estratégia para sensibilização e conscientização dos diferentes atores no ambiente educacional, prevenindo situações de crise. 

Letramento é a versão em português da palavra Literacy, cuja origem vem do latim Littera, que significa Letra. Há muitos tipos de letramento, em diferentes áreas. Representam a demanda por ensinar e aprender novos conceitos para designar fenômenos em curso na sociedade.

O letramento para diversidade busca desenvolver a capacidade de compreender, respeitar e estabelecer discursos assertivos diante dos desafios nesta área, com objetivo de promover inclusão, equidade e compreensão entre pessoas de diferentes origens e identidades. Envolve um exercício profundo de empatia e respeito, para desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender suas experiências e perspectivas e, assim, evitar discursos inadequados e eventuais crises.

Um programa de letramento para a diversidade no ambiente educacional deve discutir os seguintes assuntos: relações de gênero, racismo, anticapacitismo, etarismo, entre outros temas. 

Defendemos que o letramento para a diversidade é uma das condições básicas para a convivência em sociedades globalizadas e plurais. E o ambiente educacional desempenha papel fundamental nesse processo.


Laura Gluer

Jornalista, doutora em Comunicação, está iniciando seu pós-doutorado sobre o tema da diversidade e das crises na educação




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