Prêmio Nobel de Literatura 2023 vai para Jon Fosse

O norueguês Jon Fosse (1959) venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2023 por “suas peças e prosas inovadoras que dão voz ao indizível”, segundo a Academia Sueca, que acaba de fazer o anúncio.

“Sua imensa obra escrita em Nynorsk norueguês e abrangendo uma variedade de gêneros consiste em uma riqueza de peças, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções. Embora seja hoje um dos dramaturgos mais representados no mundo, ele também se tornou cada vez mais reconhecido por sua prosa”, destacou, ainda, a Academia Sueca.

Helge Hansen/Reprodução

Jon Fosse é autor de obras como É a Ales, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. É dramaturgo, poeta e romancista. No fim de outubro, a Fósforo publica o romance Brancura. Trata-se, segundo a sinopse, de “um breve romance em que a atmosfera onírica se mescla à transcendência, um homem começa a dirigir sem rumo e, desconhecendo as próprias motivações, conduz seu carro até uma floresta. Logo escurece e começa a nevar. Obedecendo à lógica trágica e misteriosa que opera nos pesadelos — ou no encontro inescapável com o destino —, em vez de procurar ajuda, ele decide se aventurar pela mata escura, onde se depara com um ser de brancura reluzente”.

Entre os cotados este ano estavam Lyudmila Ulitskaya, Salman Rushdie, Can Xue, Mircea Cartarescu, Peter Nadas, Laszlo Krasznahorkai, Ismail Kadare, Ngugi wa Thiong’o e Margaret Atwood. Fosse era presença frequente nas listas de apostas nos últimos anos.

Fonte: Estadão



Comentários