SEU DINHEIRO: Confira 15 dicas para reduzir a sua conta de internet e telefone

Para muitos brasileiros, o celular já se transformou em extensão do próprio corpo. E, andando com aparelhos o tempo todo nas mãos, os usuários se esquecem dos custos dos serviços e da cobrança por consumo ao realizarem ações tão rotineiras quanto verificar redes sociais, ler e enviar mensagens instantâneas, e baixar aplicativos. Por isso, economistas e operadoras do setor dão dicas para ajudar os consumidores a encontrarem os pacotes mais adequados aos orçamentos familiares e aos padrões de consumo.

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De acordo com especialistas, a adoção de medidas simples pode reduzir os valores das contas em até 40%, como ficar atento a renovação de pacotes promocionais ou cobranças extras nas faturas, verificar promoções na concorrência e negociar pacotes com a operadora atual.

Para Pedro Leão Bispo, professor de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), é fundamental que o usuário de internet perceba que mexer no celular é uma forma de consumo que custa caro.

“Tem que refletir sobre esse consumo. As pessoas estão consumindo além das suas possibilidades. Muitos vão deitar vendo redes sociais. Não é por trabalho. É por entretenimento. É consumo de serviços. É muito comum falar em consumo de bens materiais: bolsas, roupas, sapatos. Mas e o consumismo gigante deste tipo de serviço?”, questiona.

Pelo uso intensivo para trabalho e lazer, os serviços de telecomunicações já são considerados essenciais.

Especialista em Tecnologia da Informação (TI), Thiago Santos, de 36 anos, viu a conta de seu celular subir de R$ 74,99 para R$ 84,99, de um mês para o outro. Ele pensou tratar-se do reajuste anual do plano, mas o aumento já havia sido aplicado.

“Aumentaram o valor do plano principal. Vou ter que trocar de operadora. Vi na concorrente que havia um plano com as mesmas características por R$ 54. Eles (a atual operadora) se aproveitam do débito automático e do fato de eu esquecer de olhar a fatura”, diz.

Para especialistas, negociar sabendo o que outras operadoras estão oferecendo aos clientes é fundamental para obter melhores descontos, ou mudar de plano para que o pacote esteja mais adequado ao consumo e caiba no bolso do cliente.

“Para economizar na conta de celular e internet, o consumidor deve fazer cotação com uma empresa diferente para comparar o quanto ele está pagando e o quanto a outra operadora está cobrando. Se encontrar um valor mais baixo pelo mesmo serviço, ligue para a prestadora atual e peça um desconto. Explique que encontrou um valor mais baixo pelo mesmo serviço em outra operadora”, diz a educadora financeira Aline Soaper.


Como baratear sua conta de internet e celular


1-Renove pacotes promocionais, que geralmente vencem após 12 meses. Alguns, no entanto , têm prazo mais curto para expirar.


2-Negocie com a operadora um plano mais adequado ao seu consumo e ao seu orçamento, inclusive com redução da franquia dos dados de celular ou da banda larga fixa, se for o caso.


3-Solicite opções de planos básicos e mais em conta.


4-Verifique com as operadoras concorrentes quais são os planos adequados ao seu perfil. E tente negociar com a fornecedora atual.


5-Faça portabilidade. Para isso, basta entrar em contato com a operadora que deseja ir e pedir para portar mantendo o número do celular. Leia o contrato, observe se há pacote de fidelização. No caso de serviços fixos, é preciso verificar se há necessidade de adquirir algum equipamento e o seu custo.


6-Avalie as promoções no caso de aderir a modelos de fidelidade. Neste caso, observe atentamente as condições, o tempo de permanência na operadora e o valor da multa em caso de rompimento do contrato.


7-Calcule o desconto para adquirir um aparelho novo e contrate um pacote de dados e ligações.


8-As operadoras oferecem descontos aos clientes que pagam as faturas com débito automático ou no cartão de crédito.


9-Pesquise as possibilidades de planos e pacotes familiares, se o conjunto atende às diferentes necessidades dos membros da família e se a assinatura é mais barata do que os serviços individuais.


10-Examine as opções de adquirir planos integrados com serviços móvel e banda larga fixa, e ainda assinatura de canais. Pode ser que com serviços conjugados o custo fique menor do que o produto segmentado.


11-Observe atentamente todas as faturas e verifique se há cobranças por jogos ou serviços não solicitados, além de aumentos na conta, causados por outro motivos como fim de ofertas e promoções.


12-Fique atento aos aplicativos que mais consomem dados de sua franquia. Os serviços de streaming como Netflix e YouTube; redes sociais como TikTok; e aplicativos de mapas como Waze e Google Maps são alguns do que mais gastam.


13-Avalie as vantagens dos planos pré-pagos e planos pós-pagos. Enquanto os planos pós-pagos oferecem mais comodidade, os pré-pagos permitem um controle maior dos gastos.


14-Verifique se a contratação de um plano com redes sociais ilimitadas cabe no seu bolso e vale a pena de acordo com seu perfil de consumo.


15-Determine o teto para gasto com seu pacote de internet e telefone, inclua a família e racionalize o acesso das crianças ao celular.


Fonte: O SUL

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