Cinco pesquisadores gaúchos estão entre os mais citados do mundo em 2023

Cinco pesquisadores do Rio Grande do Sul estão entre os cientistas mais citados do mundo em 2023, de acordo com a lista do Highly Cited Researchers. Esta lista, divulgada pela empresa de análises Clarivate, reconhece os pesquisadores que têm influência significativa e ampla em suas áreas de estudo. Cada pesquisador selecionado é autor de vários artigos altamente citados, que estão no top 1% de citações em suas respectivas áreas e anos de publicação na Web of Science ao longo da última década.

CNPq/Currículo Lattes / Reprodução


No total, foram designados 7.125 pesquisadores, dos quais 19 são brasileiros. Destes, cinco são gaúchos. Essa conquista é motivo de orgulho para a comunidade científica e para o Brasil como um todo.

Os cinco pesquisadores gaúchos destacados são:

  • Carlos Henrique Escosteguy Barrios – PUCRS/Grupo Oncoclínicas
  • Cesar Gomes Victora – UFPEL
  • Felipe Barreto Schuch – UFSM
  • Guilherme Luiz Dotto – UFSM
  • Luis Augusto Paim Rohde – UFRGS

Esses pesquisadores contribuíram significativamente para suas áreas de estudo e são reconhecidos internacionalmente por suas realizações científicas. Suas pesquisas abrangem uma variedade de tópicos, desde medicina até engenharia de alimentos e psiquiatria, e têm impacto positivo na sociedade e na comunidade acadêmica.

Fonte: O Bairrista

Comentários