NOTÍCIA #TRILEGAL: Inaugurado em Porto Alegre mural gigante em homenagem a Daiane dos Santos

Um mural gigante em homenagem a ginasta Daiane dos Santos foi inaugurado nesta sexta-feira. A pintura do artista Kelvin Koubik tem quase 50 metros de altura, aproximadamente 900m metros quadrados e está pintado no edifício da Fecomércio, localizado na elevada da Conceição, entrada de Porto Alegre. O mural marca a realização da 8º edição da Virada Sustentável na Capital. Como medida de acessibilidade para deficientes visuais, uma placa instalada na entrada do edifício da apresenta uma audiodescrição detalhada da estrutura.


Foto  Maria Eduarda Fortes/Reprodução


A homenagem para a ginasta coincide com os 20 anos desde seu primeiro título mundial conquistado em Anaheim, nos Estados Unidos, onde Daiane dos Santos alcançou o ouro no solo no Campeonato Mundial. Ao longo de sua carreira, conquistou diversas medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo, triunfou na Universíada e no Campeonato Pan-Americano de 2001, além de alcançar duas medalhas de prata e três de bronze em edições dos Jogos Pan-Americanos. Atualmente, Daiane é embaixadora da ONU Mulheres.

O Fundador e Organizador da Virada Sustentável, Andre Palhano, ressaltou que o movimento une as pessoas e as organizações com a intenção de inspirar as pessoas.

“A gente muitas vezes fica esperando que as coisas venham de cima ou que se resolvam sozinhas e a gente tem, como sociedade civil, um poder imenso de impacto e transformação na sociedade. Como da Daiane inspira tanta gente por aí, que a gente possa inspirar centenas de viradinhas com outros nomes, com outros momentos e que possam ter isso aqui que a gente está vendo aqui, uma união em torno de boas causas”, declarou.

Emocionada, Daiane dos Santos agradeceu a sua família, que estava presente no evento, os treinadores e a federação gaúcha. Ela afirmou que a arte representa o povo negro que existe no Rio Grande do Sul e que “cada traço contou um pouco da sua história”.

“Eu espero que esse mural lindo, no coração de Porto Alegre, possa trazer toda a alegria e toda a inspiração para a vida de cada pessoa que passar por aqui. Eu, como Porto Alegrense, como atleta e como mulher negra gaúcha, agradeço a cada um de vocês, sem vocês, nós não estaríamos aqui. A gente tá comemorando 20 anos esse ano da medalha do mundial e ter essa honraria na minha cidade, no meu estado é muito importante. Não é só para mim, mas pra todos nós que construímos essa história”.


Divulgação


O artista Kelvin Koubik também estava emocionado com a entrega do projeto. Ele afirmou que foi uma experiência maravilhosa e que se sente honrado em deixar para a cidade um outro legado que faz parte da Virada Sustentável. Em 2022, ele fez um mural de 50 metros do ambientalista gaúcho José Antonio Lutzenberger no prédio do IPE.

Sobre a execução da obra ele contou que as questões climáticas foram uma surpresa, mas que o cronograma foi cumprido. A execução da pintura durou 14 dias, e o projeto de pesquisa foi realizado por meses.

“Um trabalho dessa dimensão não tem muita margem de improviso, é muito planejamento. A inspiração vem das conversas, das pesquisas, das trocas. É importante respeitar o que ela quer contar. Nesse trabalho, eu tive a participação do meu irmão que é historiador do esporte. Eu procuro conectar pessoas da área que vão me trazer mais subsídios para conseguir criar algo com contexto e sentido”, explicou.

A representante do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez pontuou que a entrega desses murais na cidade beneficia toda a população e que Ministério quer colocar a cultura como projeto estratégico no desenvolvimento econômico-social do país.

O secretário de Cultura de Porto Alegre Henry Ventura afirmou que a obra na entrada da cidade vai inspirar diferentes pessoas e que a cidade precisa do colorido que a arte carrega.

“ Diminuir as desigualdades com sustentabilidade é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo, do mundo moderno. Mas a Virada Sustentável vem cumprindo com maestria essa missão. Ela demonstra, só nesse gesto de olhar nesse mar cinzento da cidade, da metrópole, da floresta de concreto, o colorido da cultura”, declarou.

A Virada Sustentável representa um movimento mobilizador para a sustentabilidade, organizando o maior festival sobre o tema no Brasil. Iniciado em 2011 em São Paulo, o evento já contemplou diversas cidades, como Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, entre outras. O movimento envolve a colaboração direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos culturais, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades, visando apresentar uma perspectiva inspiradora e positiva sobre a sustentabilidade e seus variados temas à população. Além disso, fortalece as redes de transformação e impacto social em diversas localidades do país.

Fonte: Correio do Povo



Comentários