O ator e cantor Seu Jorge é o primeiro a receber o título de Embaixador da Cultura Brasileira

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou que irá conceder o título de  “Embaixador da Cultura Brasileira”. De acordo com informações do Governo Federal, a condecoração busca fortalecer e apoiar as ações da política nacional de cultura e das artes. O cantor, compositor, ator e diretor, Seu Jorge será o primeiro homenageado com o título.

Bárbara Dutra/Divulgação

O artista foi diplomado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta segunda-feira (27), durante o evento "Diálogos Culturais: África Brasil Caribe Diáspora",  realizado pela pasta no CCBB, em Brasília. 

Conforme o Ministério da Cultura, o título reconhece a trajetória importante de Seu Jorge  nos diferentes campos das artes. O ator e cantor, um dos participantes do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro, também se destaca por carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior.

Ainda, segundo informações da pasta, conceder o título ao artista reflete, também, o anseio do MinC de reforçar e estreitar os laços com os países do continente africano e com os países do Caribe e da diáspora.

A expectativa da pasta é que Seu Jorge possa, a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte.

Embaixador da Cultura Brasileira

Conforme a Portaria n° 95, que instituiu a concessão do título, podem ser agraciados com a honraria “quaisquer personalidades de notório saber e relevância para a cultura e para as artes, os quais serão escolhidos diretamente por ato da autoridade máxima do Ministério da Cultura ou por Comitê designado para esse fim, mediante prévia justificativa, ou por meio de Chamamento Público”.

Além disso, o exercício do título de “Embaixador da Cultura Brasileira” é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e não acarreta no reconhecimento de vínculo de trabalho. Por fim, a pessoa agraciada poderá ser convidada para atuação presencial ou remota em eventos nacionais e internacionais, mediante prévio agendamento, e colaborará com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do Brasil, inclusive em suas próprias redes sociais e páginas pública e em colaboração nas páginas e redes do poder público.

Fonte: O Tempo

Comentários