#BAITAEXEMPLO: Instagram está sugerindo aos jovens e adolescentes para que fechem o app à noite

O Instagram começou a emitir alertas para adolescentes que usam o aplicativo por mais de dez minutos à noite. A notificação será destinada a quem estiver trocando mensagens na DM ou assistindo a vídeos Reels.

A informação oficial veio da própria Meta, que divulgou nesta semana o novo recurso: um aviso noturno para usuários adolescentes no Instagram. Na mensagem, o Instagram dará a sugestão para que os jovens fechem a rede social — indiretamente, indicando que é hora de ir de berço.

"Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite", diz o alerta que, na prática, funciona apenas como sugestão. Se preferir, o jovem pode continuar usando a rede social.

Mas a psicologia já nos ensinou que esses tipos de aviso causam um certo constrangimento e portanto, funcionam na maioria das pessoas. 

A medida é uma das diversas iniciativas da Meta lançada nos últimos tempos para proteger os adolescentes nas suas redes sociais — e mitigar as críticas e o histórico de casos envolvendo a saúde mental desses jovens e o uso da plataforma. A funcionalidade não tem integração com o recurso de supervisão parental, que permite que os pais definam limites de tempo diário para os adolescentes usarem o Instagram, contando até mesmo com a opção de criar um período de intervalo.

Freepik

O objetivo direto e simples da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, é lembrar os adolescentes que está tarde e incentivá-los a sair do aplicativo. Alerta passou a ser emitido no Brasil a partir do dia 18 de janeiro, segundo a empresa.

Como mostra a imagem abaixo, divulgada pela Meta, a mensagem sugere que o jovem usuário até mesmo feche o Instagram pelo resto da noite. Iniciativa  que até lembra a saudosa MTV, canal de música na televisão surgido nos anos 80 no Brasil, com a campanha “aproveita e vai ler um livro”. Mas a Meta não explicou a partir de que horas a mensagem começa a aparecer.

Meta/Divulgação


Essa opção é útil ainda para os adultos que não querem se distrair durante o período noturno quando estão próximos de dormir. Afinal, noites bem dormidas não são boas apenas para os adolescentes, mas para os mais velhos também.

Vale destacar que, por padrão, as contas dos menores de idade no Instagram são privadas. Os adolescentes só podem trocar essa configuração quando chegam aos 18 anos.

Essa medida faz parte dos esforços da Meta para ajudar os adolescentes — e seus responsáveis — a gerenciar o tempo que passam na internet, sobretudo no período noturno. Outras ações nesse sentido são:

➡️Recurso para pais supervisionarem a atividades dos filhos na rede social;

➡️Lembretes para fazer pausas regulares;

➡️App no modo silencioso que restringe notificação, envia respostas automáticas e sinaliza que o usuário não está disponível.


Fonte: G1, TudoTech e Redação #AtitudePositiva

Comentários