Indústria bilionária de farinha do RS investe, abre fábrica em SP e vai expandir em 2024

A história da marca Orquídea, que fabrica farinhas, massas, biscoitos e pães e que fica em Caxias do Sul, na serra gaúcha, está sendo incrível. A empresa está comemorando 70 anos e, além disso, alcançou a marca do bilhão em faturamento! É portanto, uma empresa considerada bilionária: em 2022, o total comercializado foi de 1,2 bilhão de reais e a projeção é dobrar esse valor até 2026, chegando a receita de pelo menos dois bilhões de reais. Eles estão investindo pesado para alcançar esses números, com planos de expansão para fora do Rio Grande do Sul e melhorias nas fábricas atuais.

Divulgação

Rogério Tondo, CEO da Orquídea, revelou que parte desse investimento será destinado à ampliação do parque fabril e da estrutura física, incluindo a construção de prédios e adição de novas linhas de produção. E não para por aí! A empresa também lançou uma versão de bolachas de água e sal em embalagens menores, visando o público que busca opções mais saudáveis para um lanche rápido.

Novidades

Além do investimento de 200 milhões de reais em melhorias nas atuais fábricas, a Orquídea vai construir uma nova fábrica em São Paulo, com um investimento adicional de 30 milhões. Essa será a primeira linha produtiva da empresa fora do Rio Grande do Sul e vai gerar cerca de 60 empregos diretos.

A nova fábrica será usada principalmente para produzir produtos da marca Sabor de France, voltada para pães refinados, como ciabatta e multigrãos, além de quitutes típicos de padarias europeias, como croissants e pastéis de Belém. São pães pré-assados e congelados. 

Hoje, todos os produtos da marca, comercializados no sul e sudeste do país, saem da fábrica matriz em Farroupilha, na serra gaúcha, inaugurada em 2015. A nova fábrica, esta de São Paulo, terá a mesma estrutura da unidade atual e contará com equipamentos importados da Europa.

Essa expansão não é à toa: nos últimos anos, o faturamento das fabricantes desse tipo de produto cresceu 54%, atingindo 29,2 bilhões em 2022. 

Claro que tudo isso aconteceu como qualquer empresa que atinge os seus resultados, com tentativas, erros e acertos. O sucesso dessa marca significa o sucesso do setor e também o a divulgação de uma marca do Rio Grande do Sul no país todo. É mesmo para termos orgulho, não é mesmo?


Com informações da Revista Exame, da Redação #AtitudePositiva

Comentários