Obra de revitalização da Rua 24 Horas começa nesta segunda-feira (15)

As obras de revitalização da travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, popularmente conhecida como Rua 24 Horas, começam nesta segunda-feira (15), e fazem parte do Centro+, programa de requalificação do Centro Histórico. 

Localizada entre as ruas dos Andradas e Andrade Neves, no Centro da Capital, a travessa receberá investimento de R$ 435 mil para restauração do telhado e das paredes, substituição do piso, além da correção de problemas identificados em calhas e algerozes. A obra tem prazo de seis meses para conclusão.

SMPAE / PMPA

Como será a revitalização

A Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) anunciou no final de 2023 a revitalização da Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, popularmente conhecida como Rua 24 Horas. Entre as intervenções planejadas, destaca-se a renovação do telhado, a substituição do piso existente e a implementação de um projeto paisagístico. A assinatura do contrato com a empresa que fará as obras foi publicada em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Localizada entre as ruas dos Andradas e Andrade Neves, no Centro Histórico, a travessa receberá o investimento de mais de R$ 435 mil para sua restauração. A obra tem prazo de seis meses para conclusão.

O pavimento será confeccionado a partir das pedras removidas da Rua dos Andradas, onde as obras do Quadrilátero Central estão em andamento. A lavagem das pedras, a análise e a divisão delas de acordo com a cor será executada pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da prefeitura.

Os icônicos tijolos à vista, característicos da travessa, passarão por um processo de recuperação, reforçando a preservação do seu aspecto tradicional. Também serão corrigidos problemas identificados em calhas e algerozes, assegurando a funcionalidade do espaço. 

Para o titular da SMPAE, Cezar Schirmer, a revitalização de espaços icônicos do Centro Histórico é fundamental para o resgate do senso de pertencimento nos cidadãos porto-alegrenses. "Essa iniciativa, aliada a tantas outras de recuperação de espaços públicos, principalmente na área central da cidade, vai proporcionar à comunidade um espaço renovado e mais funcional, reforçando o nosso compromisso com a preservação do patrimônio urbano e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos", finaliza.

Fonte: PMPA


Comentários