Gramado, na serra gaúcha, proíbe distribuição de sacolas plásticas

Uma lei passou a proibir a distribuição de sacolas plásticas em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. A medida visa incentivar o uso de embalagens mais sustentáveis. A decisão foi tomada nesta semana na cidade gaúcha.

O comércio de Gramado só pode distribuir sacolinhas plásticas se cobrar por elas. A aposentada Aiga Roosen Runge comprou uma sacola retornável por R$ 7,99. Ela cita o exemplo da Alemanha, onde as sacolas também são cobradas.

Reprodução

"Eu visito minha filha na Alemanha e lá as compras são sempre assim. É muito mais saudável para o mundo inteiro, porque as sacolinhas plásticas acabam sujando o nosso mundo", comenta.

A Secretaria do Meio Ambiente explica que, em caso de descumprimento, as empresas vão ser notificadas e podem ser multadas.

"Quem optar por continuar distribuindo as sacolinhas, que não seria o objetivo, pode vir a cobrar na sua nota fiscal, cobrar o preço da sacolinha. Então, alguns estabelecimentos vão preferir isso. Por causa do livre comércio, a lei não poderia estipular valores", afirma a secretária-adjunta do Meio Ambiente, Karen Nubia Oliveira.

Esquecimento e surpresa

Foram mais de quatro anos desde que o projeto começou a ser discutido na Câmara Municipal. Ainda assim, muitos consumidores foram surpreendidos pela medida.

"Me pegou de surpresa, né? Não sabia. Não tem jeito, tem que comprar. Melhor que ficar levando na mão", diz o produtor de eventos Paulo César Pereira.

Em um mercado da cidade, cada uma custa 10 centavos. O consumidor decide no caixa se vai comprar a sacola ou usar outros tipos de embalagens.

"Eu me esqueci. Tenho a sacola retornável, aquela ecológica em casa, né, mas ainda não estou com o costume de lembrar de trazê-la. Mas eu acho que é bacana, é só a gente ter o costume mesmo de lembrar e trazer a sacola pro supermercado", fala a enfermeira Dalila Vieira Lopes Soares.

Mudança de hábito

A lei vale para qualquer tipo de estabelecimento comercial da cidade. O proprietário de um supermercado afirma que os funcionários já foram orientados da nova norma.

"Os operadoras de caixa chegam para atendimento e perguntam: "você precisa da sacola? Quer sacola?" Vamos acreditar que isso vai dar certo", afirma Ronaldo Gallas.

Em uma ferragem, os clientes podem levar os produtos em caixas de papelão ou então comprar as sacolas por 10 centavos.

"Muitos clientes já estão trazendo a sua sacola. Então ficou uma opção bem boa. O pessoal até reclama no começo, o pessoal dá uma reclamadinha, mas depois o pessoal vai entendendo a necessidade", diz o proprietário, Flávio Zandonai.

Fonte: G1


Comentários