Não-Me-Toque planeja criação de museu da agricultura de precisão: conheça o projeto

No embalo da 24ª Expodireto, que começa na segunda-feira (4), a prefeitura de Não-Me-Toque, no norte gaúcho, planeja a criação de um complexo cultural para sediar o Museu da Agricultura de Precisão — estrutura de até 3 mil metros quadrados que será a primeira no mundo. 


Prefeitura de Não-Me-Toque / Divulgação

Interativo e tecnológico, o plano é que o espaço apresente a evolução da mecanização agrícola sob o olhar das indústrias e empresas de Não-Me-Toque. As galerias e exposições, tanto permanentes quanto temporárias, devem demonstrar como o avanço tecnológico tem aprimorado a produção de alimentos e quais as tendências futuras no setor agrícola.

O projeto arquitetônico tem como inspiração o formato das engrenagens presentes nas máquinas que movem o agronegócio. Além disso, a estrutura do museu deve contar com: 

  • salas para exposições permanentes e temporárias
  • anfiteatro multimídia com capacidade para 1,2 mil pessoas
  • três estúdios de som
  • três salas de tecnologia
  • sala de reuniões
  • central de segurança
  • biblioteca municipal interativa
  • café e cozinha
  • jardim;
  • áreas de apoio e administração
  • banheiros e vestiários
  • entrada e bilheteria.

O projeto é idealizado pelo Executivo de Não-Me-Toque e deve ser viabilizado junto a empresas e entidades parceiras, além de leis de incentivo à cultura. 

Conforme a prefeitura, diferente de um museu tradicional, o espaço possibilitará a imersão tecnológica a fim de convidar o visitante a mergulhar no universo das tecnologias do agro com uso de recursos visuais e sensoriais.

A partir da construção, a prefeitura espera angariar a Não-Me-Toque o título de "Cidade Berço da Mecanização Agrícola Brasileira" e, assim, tornar o município de cerca de 18 mil habitantes uma referência internacional na agricultura de precisão e mecanização agrícola. 

Conforme a prefeitura de Não-Me-Toque, o projeto deve ser entregue ao público de dois a quatro anos após a conclusão do projeto e emissão de alvarás e licenças. Assista ao vídeo do projeto arquitetônico neste link. 


Fonte: GZH



Comentários