NOTÍCIA #TRILEGAL Começa a comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã no RS - serão mais de 120 eventos

Serão mais de 120 eventos espalhados por uma centena de cidades gaúchas que receberão as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã. A divulgação da programação, que contempla variadas atividades culturais, foi feita pela Comissão do Bicentenário, instituída pelo governador Eduardo Leite.

Os eventos que integram a programação são propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, gastronomia e economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.

Divulgação


Realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, o lançamento contou com a apresentação do Maestro Diego Schuck e do Porto Alegre Consort, que tocaram músicas clássicas de grandes artistas alemães. Prefeitos, representantes da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário, empresários e moradores de cidades que cultivam as tradições alemãs, além de integrantes do Governo do Estado estiveram presentes.

O presidente da Comissão do Bicentenário, Rafael Gessinger, abriu os discursos com saudações, relembrou a criação da comissão estadual e destacou o trabalho que tem sido realizado por centenas de mãos, incluindo líderes de entidades. “O Bicentenário não é um assunto simples, nem tecnicamente, nem emocionalmente. Muitas pessoas estão envolvidas, dedicando seu tempo livre e investindo recursos, sem esperar o retorno. Isso revela que a ligação com o Bicentenário é profundamente afetiva”, pontuou.

Conforme Gessinger, a programação lançada reflete um sonho multifacetado, com uma quantidade imensa de eventos regionais e locais, que homenageará a imigração ao reconhecer o legado dos imigrantes e apresentar turisticamente as regiões.

O cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, também fez questão de enaltecer os gaúchos pelas comemorações. “Eu gostaria de parabenizar o Rio Grande do Sul e seus cidadãos, pela imensa dedicação e o intenso empenho que têm comemorado esse evento”, disse.

Bogdahn também falou da ligação entre os dois países, percebida pelas raízes culturais existentes em diversos municípios. Ele pontuou que a construção do Estado se deu através de uma mistura de culturas e lembrou das imigrações como a italiana e a portuguesa, que possuem grande influência na cultura local. Com isso, destacou que esta miscigenação é observada na Alemanha atual.

Última a discursar, a secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriela Meindrad, representou o governador Eduardo Leite na solenidade e agradeceu o empenho dos municípios envolvidos nas comemorações. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa logomarca comemorativa, mostra a coragem desse povo de deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país”, afirmou.

Ospa terá séries especiais nos municípios

Através de seu presidente, Gilberto Schwartsmann, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) anunciou 11 concertos pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre. Todos serão realizados em homenagem ao Bicentenário.

As apresentações comemorativas serão gratuitas e acontecem em São Leopoldo (03/05), Taquara (29/05), Erechim (07/07), Novo Hamburgo (19/09), Lajeado (11/10), Santa Cruz do Sul (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12). Outros quatro concertos da série Música de Câmara, também alusivos ao Bicentenário, com datas a serem divulgadas, serão promovidas em Pelotas, Nova Petrópolis e Montenegro.

Todos os eventos que fazem parte da programação podem ser conferidos aqui.


Cidades com tradição alemã enviaram representantes

Na plateia, representantes de municípios de diversas regiões do Estado prestigiaram o lançamento da programação. Os prefeitos de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, e de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolff, estavam, entre as autoridades. Além deles, dezenas de cidades gaúchas com influência da imigração alemã destinaram secretários e membros de entidades para representá-las.

Vestido com traje típico da Alemanha, o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Muller de Oliveira, ressaltou que o município está engajado em celebrar o Bicentenário. “Esse ano o município completa 60 anos de emancipação. Então a gente incorporou a programação dos 200 anos da Imigração Alemã do Brasil aos 60 anos do município através do selo que a gente chama de 60 mais 200. Além disso também criamos a Comissão Municipal do Bicentenário, que tem por objetivo divulgar de maneira colaborativa todos os eventos que acontecem”, explicou.


Fonte: Correio do Povo




Comentários