70% dos semáforos de Porto Alegre já contam com tecnologia sem fio

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da capital gaúcha fez a migração de cerca de 70% dos controladores semafóricos previstos para receber tecnologia sem cabo (4G ou fibra). Dos 634, 425 foram modernizados contemplando 707 locais semaforizados. A ação integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica.

Lucas Barroso/Arquivo PMPA

Além da nova tecnologia, a prefeitura investe em nobreaks. Já foram instalados 57, totalizando 124 nobreaks, que contemplam 208 cruzamentos semaforizados. “Percebemos uma melhora na comunicação da rede semafórica, o que permite a tomada de decisão por parte das nossas equipes com maior agilidade, melhorando o dia a dia do motorista no trânsito”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

As sinaleiras de pelo menos 110 vias da cidade foram contempladas com as melhorias. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na avenida do Forte, Bento Gonçalves e Dona Teodora.

Programa Sinal Verde – Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, gerenciados por cerca de 900 controladores de programação. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.

Fonte: Rádio Guaíba



Comentários