"Lua Cheia Rosa” será visível em todo o país nesta terça-feira (23)

O fenômeno da “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil nesta terça-feira (23). Porém, apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor. Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, perto de 17h32 da tarde no horário de Brasília.

Unsplash/Personare

O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte.

Mesmo assim, a lua de hoje aparece no céu proporcionando um evento astronômico único para os amantes da natureza. 

Em alguns lugares do país ela pode surgir até mais cedo, por volta das 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), quando deverá surgir no horizonte. O acontecimento será semelhante ao de uma “superlua”, que se dá quando a Lua cheia acontece próxima ao perigeu, ou seja, quando ela está mais próxima da Terra.

Essa movimentação resulta em uma Lua cheia cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, momento em que ela está mais distante. Dessa forma, nem toda lua cheia é uma “superlua”, porque o fenômeno depende da fase específica em que ela está completa para ocorrer no momento de maior aproximação.

Segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o ano de 2024 terá duas superluas: uma entre os dias 17 e 18 de setembro e a outra em 17 de outubro

Fonte: Metrópoles, Campo Grande News e R7




Comentários