RS tem o maior número de instituições da história com nota máxima em avaliação do MEC; saiba quais

O Rio Grande do Sul passou de três para cinco instituições de Ensino Superior com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGP), conforme resultado de avaliação de 2022, divulgado na semana passada. O indicador é elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e corresponde à média das notas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas de cada curso.


Reprodução / UFSCPA

Entre 2017 e 2021, a Faculdades EST e as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) se mantiveram, em todos os anos, com a nota máxima. Na edição de 2022, somaram-se a elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No total, 101 instituições de ensino gaúchas foram avaliadas em 2022. Enquanto o conceito 5 – o máximo – foi obtido por cinco delas (5%), a nota 4 foi alcançada por 37 (36,6%). A média é superior à brasileira: em nível nacional, 2,7% dos estabelecimentos atingiram o conceito máximo.

Em 2021, das 104 instituições analisadas no RS, três (2,9%) chegaram à nota 5 e 41 (39%) à 4. Mesmo com o número de conceitos máximos sendo inferior ao registrado em 2022, o desempenho do Estado também foi melhor do que a média do Brasil, que, naquele ano, foi de 2,3% dos estabelecimentos com nota 5.

O melhor desempenho na edição de 2022 no Estado foi da EST, que teve nota 4,67, seguida pela UFRGS, com 4,4, UFSM, com 4,07, UFCSPA, com 4, e PUCRS, com 3,97. Todos esses conceitos se enquadram na faixa da nota 5 do IGC.

As cinco instituições que alcançaram o conceito máximo em 2022 têm perfis diferentes entre si. Duas delas são privadas sem fins lucrativos – EST e PUCRS –, enquanto as outras três são federais. O número de cursos avaliados também apresenta variação: a EST teve apenas duas graduações analisadas, seguida pela UFCSPA (11), PUCRS (45), UFRGS (56) e UFSM (81).

Como o IGC é composto por uma média dos conceitos de cursos de graduação, mestrado e doutorado, nem sempre o estabelecimento que obteve a melhor nota na média tem um rendimento de destaque em cada etapa de ensino separadamente. Sem cursos de pós-graduação avaliados nesse triênio, o Centro Universitário Cesuca obteve o conceito mais alto do Estado entre as suas graduações, chegando a 3,83.

Entre os programas de mestrado, a PUCRS ficou na liderança, com nota 4,99. Nos cursos de doutorado, ficaram empatados com nota 5 a EST, a Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) e a Universidade Feevale.


Fonte: GZH



Comentários