AJUDA RS: COMO, ONDE e O QUÊ doar para os desabrigados e desalojados nas chuvas do Rio Grande do Sul
Com as recentes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a solidariedade dos gaúchos se faz novamente necessária. Desde o final de abril, praticamente todas as regiões do estado foram afetadas pelas tempestades, resultando em inundações, deslizamentos de terra e outros danos. ️️🌧️️️️️
A melhor maneira de doar - e saber as informações corretas - são os canais oficiais.
Acesse aqui o site SOS Enchentes.
Veja a seguir, depois da imagem, mais informações.
Reprodução |
Lançado após a enchente que atingiu o Vale do Taquari em setembro de 2023, o site SOS Rio Grande do Sul (sosenchentes.rs.gov.br) foi reformulado, ampliando os recursos e serviços para acompanhamento da situação relativa ao atual evento meteorológico adverso. Uma das novidades é a possibilidade de acompanhar a arrecadação de doações por meio do pix, com atualizações duas vezes por dia.
Além de dados sobre locais de doação e listas com itens necessários aos afetados pelas cheias, o SOS Rio Grande do Sul apresenta a lista de abrigos disponíveis e informados pelos municípios à Defesa Civil do Estado. Outro recurso importante para pessoas em situação de risco é a seção que traz orientações sobre pedidos de socorro, com números de órgãos de segurança como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual e municipais.
Acesse aqui o site SOS Enchentes.
Para quem precisa chegar a municípios de regiões atingidas, o site remete para um mapa interativo que localiza pontos de bloqueios em estradas e oferece uma ferramenta que apresenta rotas alternativas. Também é possível acompanhar as medições de nível das águas no Guaíba, na Lagoa dos Patos e nos rios Gravataí, dos Sinos, Caí, Taquari e Uruguai.
O site permite conferir a situação do fornecimento de água, luz e telefonia. Outra seção dá dicas para evitar cair em golpes que usem o momento de solidariedade como isca para cometer crimes.
Acesse aqui o site SOS Enchentes.
O site é mantido pela Secretaria de Comunicação, com informações de fontes seguras, e atualizado periodicamente, com objetivo de manter a população informada.
Acesse aqui o site SOS Enchentes.
Fonte: Redação #AP
Comentários