Quando você pensa em longevidade são os japoneses que surgem como exemplo na sua mente? Alguns deles são adeptos da rotina Taiso, que leva apenas cinco minutos e promete dar mais alguns anos de vida para quem a pratica.
O hábito pode ser realizado em casa, na praça ou no escritório, antes de começar o dia de trabalho. A prática nada mais é do que uma série de alongamentos específicos, que servem para ativar o corpo e mantê-lo saudável.
Reprodução |
Rádio Taiso ou Rajio Taiso (ラジオ体操) refere-se à “rádio ginástica” em tradução literal. O nome faz referência a um programa de exercícios calistênicos matinais transmitidos diariamente às 6h30 pela rede Nippon Hōsō Kyōkai (NHK) há quase 100 anos.
Ao todo, são 13 exercícios divididos em alongamento dinâmico, exercícios de mobilidade articular e trabalho com peso corporal ao ritmo de uma música tocada em um piano, ao fundo, para promover o relaxamento.
Nas primeiras transmissões, era feito um chamado nacionalista que invocava o espírito guerreiro e a obediência por meio da força física e mental.
Foram estabelecidas também três versões oficiais da Rádio Taiso: exercícios de alongamento para homens e mulheres de todas as idades; exercícios voltados para idosos ou pessoas com deficiência física, que realizavam as atividades sentados, e exercícios para fortalecer o corpo.
Método engloba alongamento para pessoas de todas as idades
Acredita-se que a prática é um dos segredos para viver mais e melhor, já que os índices de doenças degenerativas ligadas à inatividade física são mais baixos no Japão e países vizinhos que seguem essa mesma tradição de exercícios matinais, comparados às outras partes do mundo, especialmente o Ocidente.
A iniciativa é ideal para pessoas sedentárias, mas é importante lembrar que o método não deve ser o único exercício praticado no dia, já que cinco minutos não são suficientes para atingir a quantidade de atividade física necessária para uma pessoa adulta.
Na primeira etapa, é feito o alongamento para preparar o corpo para a atividade física. Em seguida, são realizados os exercícios de aquecimento, que envolvem flexão, extensão, rotação, abertura e fechamento de braços e pernas, entre outros. Por fim, é a vez das atividades de relaxamento, para aliviar a tensão muscular e o estresse.
Dentre os principais benefícios, estão o relaxamento muscular, maior flexibilidade, ativação da circulação sanguínea e melhoria da saúde e bem-estar em geral.
Fonte: R7/Mundo Boa Forma
Comentários